27°
Máx
13°
Min

Inventor cria faca aquecida para facilitar o corte de congelados

(Foto: Divulgação) - Inventor cria faca aquecida para facilitar o corte de congelados
(Foto: Divulgação)

Passar manteiga gelada no pão ou cortar alimentos congelados são tarefas bem complicadas, que requerem tempo para o descongelamento ou algum mecanismo para aquecer o alimento. Sérgio Heitor Arraes de Alencar, afiliado à Associação  Nacional dos Inventores (ANI), criou a “Hot Knife” para facilitar o dia a dia de chefs, gourmets, cozinheiros e todos os cozinheiros amadores.

“A inspiração veio da minha necessidade mesmo. A ‘Hot  Knife’ é a coisa mais simples do mundo: a lâmina é aquecida, no seu interior, pela chama de um isqueiro do tipo maçarico”, explica Sérgio.

Durante o desenvolvimento do protótipo, o inventor realizou testes com manteiga, sorvete e outros alimentos congelados, com sucesso. “Em três segundos a lâmina já atinge a temperatura adequada”, destaca ele.

A “Hot Knife” tanto poderá ser confeccionada na modalidade com refil, de modo que os maçaricos internos possam ser recarregáveis, quanto como um produto descartável de longa duração.

Sérgio já registrou o “Hot Knife” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente busca investidores para produzir e comercializar o produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

www.inventores.com.br