22°
Máx
17°
Min

Peru lança seu primeiro roteiro de Turismo Gastronômico

Peru lança seu primeiro roteiro de Turismo Gastronômico

Foi lançada, durante o 2º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, recentemente realizado em Lima, no Peru, a Rota da Quinoa. A novidade foi anunciada com orgulho pela ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR), Magali Silva Velarde-Álvarez, que destacou que este é o primeiro roteiro de turismo gastronômico do país, lançado pelo Governo do Peru e pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Magali Silva destacou que o projeto é um "estudo de valor", uma metodologia de trabalho que se desenvolverá em torno de um produto específico. Em função disso, será possível a troca de conhecimentos e a criação de projetos turísticos que se comprometam a incentivar a competitividade a partir da ética e da sustentabilidade. Além disso, oferece um ponto de partida para os setores público e privado. "Em síntese, esse protótipo da OMT é um projeto vivo de pesquisa e análise em um destino turístico. O que buscamos com isso é realizar um exercício prático de inovação e aprendizagem para estabelecer modelos que possam ser replicados em diversos destinos em nosso país e no mundo", manifestou a ministra.

A metodologia aplicada na chamada Rota da Quinoa terá cinco fases: descoberta; desenho técnico; desenvolvimento de plano de negócios; realização; processos de supervisão e melhoria. Essas lições se relacionam com os elementos-chave que estabelecem o protótipo: analítica, tecnologia, proposta turística, a criação da narrativa, o modelo de governança, o processo de certificação, entre outros.