22°
Máx
17°
Min

Turismo e vinhos no Chile

Turismo e vinhos no Chile

Se o Chile está na programação de viagens durante o inverno, não deixe de fazer um tour pela Santa Carolina e se surpreender com a vinícola eleita como a “melhor do Novo Mundo” pela respeitada publicação norte-americana Wine Enthusiast. A visitação, que estava suspensa desde 2010, quando um terremoto acarretou vários danos à vinícola, foi reaberta ano passado para a comemoração dos 140 anos e agora os visitantes podem conhecer um pouco sobre o legado de um dos principais produtores de vinhos do Chile.

Fundada em 1875 por Luis Pereyra Catapos, hoje propriedade da família Larraín, a Santa Carolina está localizada em Macul, Santiago, e o tour, de aproximadamente 45 minutos, inclui a casa colonial e a cave subterrânea, declarada Monumento Nacional em 1973, construída pelo arquiteto francês Emile Doyère, em 1877. Estão previstos também passeios pelos parques e jardins e a degustação de três vinhos da marca. A vinícola está muito bem preparada para receber os visitantes, com charmosas instalações que preservam a história sem esquecer as inovações tecnológicas.

Chile e Santa Carolina

O Chile é uma faixa longa de terra delimitada pelos Andes e pelo Pacífico, que atuam como barreiras naturais protegendo as videiras. O país apresenta rica diversidade de terroir e microclimas que favorecem o cultivo de inúmeras variedades de uvas. Apesar de a Carmenère ser a mais emblemática, a Cabernet Sauvignon é a mais cultivada.

A viticultura no país é secular, mas só nos anos 1970 é que se começou a prospectar nações importadoras. Desde então, a produção sofreu uma revolução de qualidade: antes os vinhos destacavam-se apenas por serem bem-feitos e de excelente custo X benefício; hoje os chilenos dominam o seu terroir e produzem vinhos da mais alta qualidade.

A Santa Carolina foi fundamental na elevação da qualidade do país ao elaborar rótulos de tipicidade única e elegância reconhecida pelos apreciadores mais exigentes. Além de uma linha de entrada com produção consistente, elabora vinhos que refletem o terroir dos principais vales chilenos.

Serviço:

Tour  Vinícola Santa Carolina, Chile

De segunda a sexta.

Horários: 10h, 11h30, 15h e 16h30.

Duração aproximada de 45 minutos.

O valor por pessoa é de $12.000 CLP (aproximadamente R$60).

O pagamento pode ser feito no dia da visita, em dólares, pesos chilenos ou cartão de crédito/débito.

A vinícola está localizada na Rua Til Til, 2.228, Macul, Santiago (próximo a estação do metrô Rodrigo de Araya, linha 5).

Reservas com Andrea Morris pelo e-mail tours@santacarolina.cl ou tetefone 56-22-4503137