Fala chef

28°
Máx
17°
Min

Cristiano Machado - O requinte de doces e bolos

- Cristiano Machado - O requinte de doces e bolos

Tornar-se um grande especialista em doces não é uma tarefa fácil. O chef Cristiano Machado sabe o quanto precisa se dedicar e estudar para conhecer os segredos da arte da pâtisserie. Chef de cozinha formado pelo Centro Europeu, anualmente ele faz reciclagem na Itália e na França, em conhecidas escolas de gastronomia. “É fundamental estar informado com as técnicas e novidades do mundo gastronômico”, afirma. Nos últimos anos se atualizou nas IFSE (escola italiana de gastronomia), Ecole Ritz e na Le Cordon Bleu (escola francesa de gastronomia).

O primeiro bolo que fez foi aos oito anos de idade. Neto de italiano e alemão, sempre viu a mesa farta. Foi com a avó materna que aprendeu a fazer pratos salgados, e com a tia Darci os doces.

Mas foi em 2004 que o prazer em cozinhar se transformou em negócio, com a marca Lis Escudeiro, que agora também leva seu nome - Cristiano Machado Pâtisserie Suprême. O empresário busca a alta qualidade nos produtos e no atendimento, sempre surpreendendo o cliente. A variedade de doce é um de seus diferenciais. O cliente pode escolher uma enorme opção no cardápio, composto de 170 iguarias. Os mais desejados são o Lua de Amêndoas, Trufado de Morango, Brigadeiro Gourmet, e outros com base de chocolate belga e frutas vermelhas.

Cristiano Machado faz os mais variados eventos, dos tradicionais casamentos e 15 anos a festas corporativas e coquetéis para poucas pessoas. Ele faz questão de se envolver pessoalmente em cada detalhe. Suas mesas de doces traduzem sofisticação e glamour sempre com peças e aparadores luxuosos, combinando o seu toque pessoal na escolha de utensílios e cores das forminhas, de acordo com a temática de cada evento. Faz questão de participar de todas as etapas: do atendimento, com o contato inicial até a entrega. “Gosto de conhecer os clientes, saber o que gostam, e principalmente poder surpreendê-los no grande dia”, diz.

O que não pode faltar em sua cozinha? “Essa é uma pergunta difícil de responder! Chocolate, leite condensado, manteiga e o principal: disposição e criatividade”! E acrescente criatividade nisso! “Não sou muito de seguir receitas, vejo as bases e agrego outros valores. Até mesmo formas de descanso diferentes vem fazendo o meu sucesso”, surpreende-se o chef.

Receita - Brigadeiro

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 2 xícaras (café) de confeitos de chocolate de boa qualidade ou chocolate ao leite ralado

Modo de Preparo

Em uma panela média coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó. Misture bem. Cozinhe em fogo baixo mexendo sem parar, de preferência com uma espátula de silicone resistente ao calor, até que o brigadeiro comece a soltar do fundo da panela. Coloque o brigadeiro em um prato untado e deixe esfriar completamente por algumas horas. Com as mãos untadas com manteiga e a ajuda de uma colher de chá, vá pegando quantidades iguais de brigadeiro e formando bolinhas. Depois de fazer todas as bolinhas, enrole-as no granulado e coloque nas forminhas de papel.