+ Cultura

22°
Máx
16°
Min

Grupo Nymphas lança novo CD de chorinho

(Foto: Divulgação) - Grupo Nymphas lança novo CD de chorinho
(Foto: Divulgação)

Desde a sua formação em 1978 o Grupo Nymphas sempre buscou valorizar a boa música brasileira. Os choros sempre tiveram um lugar especial no repertório do conjunto pelo estilo em si, bem como pelos resultados vocais.

O primeiro registro fonográfico do grupo foi um compacto simples intitulado “Chorinho e Desconsolo”. Neste material as Nymphas gravaram a canção “Chorinho” de Mara Fontoura. Nos demais LPS e CDs foram gravadas peças como Tico-tico no Fubá / Tchau Mesmo (Zequinha de Abreu / Mara Fontoura), Choro dos Meninos de Rua (Reinaldo Godinho / Paulo Vítola), Maxixorinho, O Gramofone e Leite Quente (Mara Fontoura), dentre outras.

No início do ano o Grupo Nymphas realizou o pré lançamento de seu novo CD intitulado “Brejeiro”, integralmente com choros, serestas, valsas-choro e afins, incluindo obras como Carinhoso de Pixinguinha, Lua Branca de Chiquinha Gonzaga e Brejeiro de Ernesto Nazareth, além de choros dos compositores paranaenses.

Perdas por doenças e falecimento nos dois últimos anos, levaram à necessidade de alterações na formação do grupo. Por um lado a tristeza pelas que não podem mais participar, por outro, a acolhida e a alegria pelas novas companheiras Mariana Fontoura, Juju Fontoura, Helena Bel e Gabi Fontoura. Além destas, incluem o grupo atualmente: Carmen Bakker, Cristina Bakker, Rosa Lídia, Rosa Maria e Mara Fontoura (cantoras que estão no grupo desde o início).

O CD Brejeiro foi produzido e gravado na Gramofone Cultural e contou com a participação de uma equipe de profissionais de primeira (músicos, técnicos, designer e outros), o que agregou muito valor ao trabalho. De acordo com Mara Fontoura, é um dos discos mais elaborados e primorosos do Grupo Nymphas. “Eu e as meninas esperamos que o repertório escolhido para o Brejeiro agrade o nosso público. Ele está repleto de simbolismos e emoções”.

Dias 3 e 4 de junho o Grupo Nymphas fará o lançamento do CD Brejeiro no Teatro do Paiol às 20 horas acompanhadas dos músicos: Daniel Migliavacca, Sergio Justen, Vina Chamorro e Ricardo Janotto.