+ Gastronomia

Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

É dia de Feira! Curitiba tem uma infinidade delas

Não há supermercado que bata o frescor das frutas e verduras das feiras. E não só os hortigranjeiros que fazem sucesso, mas outras iguarias também. Quem não concorda que o “pastel de feira” é o melhor que tem? E o bom disso tudo é que a  qualidade também se transfere para a higiene: é absolutamente seguro comer nas feiras de Curitiba.

Hoje, 97% dos permissionários das feiras sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Abastecimento estão com a licença sanitária em dia – o que significa terem passado por rigorosa inspeção nos locais de produção e manuseio dos alimentos comercializados. Esse controle é permanente e a verificação da adequação às normas sanitárias vigentes ocorre no mínimo uma vez a cada três meses e atinge todos aqueles que elaboram alimentos prontos para o consumo no local e também pães, bolos e outros produtos a serem comercializados. Os demais 3% dos permissionários - os poucos que ainda restam - estão em processo de regularização.

Feiras Noturnas e Gastronômicas

Além das feiras tradicionais, matinais, há diversas outras em horários da tarde e noite, que oferecem uma diversidade de sabores comercializados em barracas ou trailers. Nas feiras noturnas e gastronômicas encontram-se alimentos oriundos das culinárias típicas de países como Japão, Polônia, Itália, México, Bolívia, Chile, Portugal, Alemanha, Argentina e mundo árabe. E lógico: as comidas regionais do Brasil, representadas pelas culinárias baiana, amazonense, mineira, gaúcha e do litoral. Dentro desse conjunto encontram-se as delícias de aipim, tapiocas, sanduíches de pernil, waffles belgas, bolinhos de bacalhau, acarajés, espetinhos variados, empanadas, tempurás, pamonhas, açaí na tigela, tacacá, quesadilhas, pierogis e outras deliciosas iguarias.

As feiras noturnas estão distribuídas por diversos pontos da cidade e funcionam das 17h às 22h, unindo as barracas tradicionais de venda de hortigranjeiros, frios, peixes e carnes com as que ocupam o espaço gastronômico. As feiras exclusivamente gastronômicas do Tarumã e do Capão Raso funcionam no mesmo horário, enquanto a do Batel, aos sábados, vai das 12h às 21h.

Nossa Feira

O Programa Nossa Feira, instituído no início de 2014, tem a proposta de oferecer mais de 30 produtos ao preço único de R$ 1,99 o quilo, possibilitando ao consumidor uma economia de até 40% em relação aos preços praticados pelo mercado convencional. A maior parte dos produtos é proveniente das safras de agricultores familiares, organizados em pequenas cooperativas. Vencedoras das licitações, duas cooperativas de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba – a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel) e a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais (Copasol) – são as responsáveis pelo fornecimento do mix de produtos e pela comercialização direta aos consumidores nas dez feiras do programa (neste mês serão instaladas mais cinco).

A Nossa Feira está localizada sempre próxima às escolas e o objetivo é permitir aos pais fazerem compras enquanto aguardam a saída de seus filhos. O horário de funcionamento é das 17h às 21h e, ao lado da grande tenda onde os produtos são comercializados estão estabelecidos os pontos de alimentação, também muito concorridos, pela qualidade dos produtos que são oferecidos.


Serviço


NOSSA FEIRA (17H ÀS 21H)

Sítio Cercado – Às segundas. Rua Joaquim de Melo entre a Rua dos Pioneiros e Rua José Alceu Sabatkeno, em frente ao terminal.

Caiuá: Terças-feiras. Rua Hilda Cadilhe, entre a Rua Raul Pompéia e Rua Álvares de Azevedo, próximo do terminal do Caiuá.

Alto Boqueirão: Nas quartas. Rua Ayrton Leal da Silva, junto ao eixo de lazer, esquina com a Rua Francisco Derosso, a uma quadra da Igreja São José Operário.

Tatuquara: Quintas-feiras. Travessa Milton Derviche ao lado da Unidade de Atendimento Tatuquara.

CIC: Às sextas. Rua Jair Coelho, ao lado do Colégio Estadual Eurides Brandão.

Capão da Imbuia: Segundas-feiras. Rua Dra. Juracy Riquelme entre a Rua Frederico Stadler Junior e Rua Clávio Molinari.

Centenário: Nas terças. Av. Jornalista Aderbal Gaertner Stresser entre a Rua Eduardo Engelhardt e Rua Deputado Acyr José - Conjunto Mercúrio.

Bairro Alto: às Quartas. Rua Epaminondas Santos entre a Rua Rio Iriri e Rua Rio Xingu.

Pilarzinho: Quintas-feiras. Rua José Morais, entre a Rua Amauri Lange Silvério e Rua Saturnino Arruda dos Santos.

Uberaba: Nas Sextas. Rua Soldado Vicente Pereira Miranda entre a Rua Deputado Tenório Cavalcanti e Rua Francisco Licnerski.

Novos locais a serem inaugurados:

Matriz: Nas segundas. Praça 19 de Dezembro, lateral com a Rua Paula Gomes - Centro.

São Braz: Terças-feiras. Rua Brasilio José Betezek entre a Rua Antonio Escorsin e Rua Juruaçú.

Barreirinha: Nas Quartas-feiras. Estacionamento do Parque da Barreirinha, Avenida Anita Garibaldi.

Vila Lindóia: Quinta-feira. Rua Conde dos Arcos entre a Av. Santa Bernadete e Rua Galileu Galilei,

Capão Raso: Às Sextas. Rua José Zaleski entre a Rua Laudelino Ferreira Lopes e Rua Francisco Biscardi.


FEIRAS NOTURNAS (17h às 22h)

Terça-feira

Feira do Batel - R. Alexandre Gutierrez entre a Av. Iguaçú e Av. Silva Jardim.
Feira do Juvevê- Av. Anita Garibaldi entre a R. Campos Sales e Av. João Gualberto Juvevê .
Feira de Sta. Felicidade - Piazza San Marco em frente ao Term. de Santa Felicidade.


Quarta-feira

Feira do Hugo Lange- R. Des. Rodrigo Otávio entre R. Augusto Stresser e R. Dep. Carneiro de Campos.
Feira do Bacacheri- R. Helena de Oliveira Cunha entre R. Canadá e R. Des. Arthur Leme.
Feira do Alto da Glória- R. Ivo Leão Entre R. Dr. Zamenhof e R. Nicolau Maeder.


Quinta

Feira do Água Verde- R. Prof. Brasílio Ovídio da Costa entre Av. Rep. Argentina e R. Guararapes.
Feira do S. Francisco- Pç. Garibaldi esquina com R. Dr. Muricy (Relógio das Flores).


Sexta-feira

Feira do Champagnat- Pç. da Ucrânia entre R. Padre Agostinho e R. Pe. Anchieta.


FEIRAS GASTRONÔMICAS

Quinta-feira

Feira do Tarumã/Cristo Rei- Av. Humberto de A. Castelo Branco esquina com R. Gottlieb Rosenau. (17h às 22h)


Sexta-feira

Feira do Capão Raso - Largo Padre Albino Vicco entre Av. Winston Churchill e R. Pedro Gusso. (17h às 22h)

Sábados

Feira do Batel-  R. Carneiro Lobo entre Av. Visc. de Guarapuava e R. Gonçalves Dias (12h às 21h).