Num mundo de tanta tecnologia quem é Chacrinha é Rei

Vivemos um momento em que a tecnologia despontou e só se fala dela. Empresas se posicionando no uso da tecnologia, empresas de tecnologia surgindo como comodities, surgindo uma atrás da outra com as mesmas soluções com peculiaridades em algumas delas diferentes e poucas sendo disruptivas no momento.

como-fazer-estrategia-de-branding
Foto: Divulgação/Canvas Pro

Diante de tudo isso quero trazer uma estratégia muito conhecida por todos os profissionais de marketing e que poucas empresas o fazem e muito por acharem que não é importante e focam a estratégia do marketing apenas em geração de leads, leads, leads e leads.

A estratégia comentada acima chama-se BRANDING que, segundo o portal da Resultados Digitais, significa “o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca”. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Num resumo, o Branding, quando realizado com autoridade e propriedade, vai tornar a marca da sua empresa ou produto visto e compreendido pelo mercado, ou você acha que Apple é só uma empresa de tecnologia? Ela se diferencia em seu discurso respondendo o porquê ela faz isso e não o que ela faz, frase de Simom Senek que criou o conceito do Círculo de Ouro –se você ainda não leu o livro Comece pelo Porquê, o momento é esse, este livro vai mudar seu mindset.

Branding é uma jornada contínua que tem um início e não tem fim e deve, claro, estar conectado a todos os objetivos e áreas da empresa. Na minha visão, a gestão de marca se inicia de dentro para fora. Se os seus colaboradores em sua maioria não forem apaixonados pela sua marca, como você pretende fazer com que que seus consumidores desejem seus produtos ou serviços?

Só que é importante lembrar de todas as etapas da construção de uma estratégia de Branding eficiente, completa e bem-feita. Não adianta só ter uma logo marca linda e um discurso bonito. É necessário entregar tudo aquilo que está prometendo também, caso contrário tudo que realizar será destruído em pouco tempo.

Etapas para a construção de estratégia de branding:

1ª Propósito e valores

Missão, visão, valores e agora o propósito. Lembra da citação acima do Simom Senek? “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”. Tenha objetivos e um discurso bem alinhado e faça com que esta mensagem chegue ao mercado com qualidade.

2ª Identidade visual

Só depois de definir seu propósito e valores que você deve pensar na identidade visual do seu produto ou serviço, muito em detrimento que a mensagem visual seja reconhecida por seus valores e ser reconhecida pelos seus clientes. A maçã mordida é reconhecida em todo o mundo, mas não esqueça: a Apple é só uma empresa de tecnologia.

3ª Mensagem de marca

Percebe que existe uma continuidade na construção da marca? Chegou a hora de pensar numa boa assinatura que explique o que sua empresa faz, dando foco aqui na tecnologia. Ela precisa ser clara e já apresentar o que você entrega – lembre-se que ‘tecnologia’ se tornou um comodities e você não pode ser mais uma. Tom de voz e a forma de expressão precisa ter um padrão para atingir a sua persona. Nada daqueles discursos varejistas que cada semana mudam para vender a qualquer custo. No caso das empresas de tecnologias a mensagem se adapta claro sem perder a essência, seus valores e principalmente seu propósito.

4ª Posicionamento de mercado

Seu discurso, mensagem e identidade visual precisam estar bem alinhadas para que seu posicionamento de mercado o coloque como único. Simples assim. Não seja mais uma no mercado. Não copie, não faça igual. Você até pode realizar benchmarking, mas nunca copiar.

5ª Persona não é lead

Saiba muito bem quem é o seu potencial cliente, desejos, dores, o que ele busca e onde ele se encontra. Você vende para pessoas e não leads, que na minha visão, é uma etapa do funil de vendas, pois ele já demonstrou interesse em comprar ou adquirir sua tecnologia. Você tem que elaborar uma estratégia para atingir a Persona, que na tradução, significa Pessoa.

6ª Experiência do cliente

Quero resumir este tópico dizendo apenas que tudo que comunicou e prometeu precisa ser entregue em dobro. O básico todos fazem, só que você faz muito mais.

7ª Comunicação integrada

Clara, objetiva e sem rodeios, não queira inventar a moda na hora de se comunicar, crie um copy* original e único.

8ª Conteúdo relevante + Assessoria de imprensa

Seu conteúdo tem que ser assertivo e direcionado a sua persona e ao público em geral. Além de explicar, ele precisa contar histórias, apresentar muitos exemplos. Entender e compreender a tecnologia nem sempre é simples e, num casamento perfeito, a estratégia de possuir uma boa assessoria de imprensa irá te colocar em um prazo médio na mídia, posicionando sua marca com autoridade, chancelando tudo o que faz.

9ª Networking e prêmios

Parcerias e participar de associações e grupos de networking que sejam relevantes e possuam em seus quadros associativos empresas e profissionais cujo propósito e valores sejam os mesmos que os seus irá abrir portas para novos clientes e posicionar sua marca neste mercado tão competitivo que é o de tecnologia.

Participe de prêmios, inscreva sua marca e seus cases, seja visto e seja lembrado. Selos e troféus também são elementos que chancelam seus diferenciais.

10ª Monitoramento

Acompanhar o desempenho da sua marca e estar aberto a realizar ajustes estratégicos se necessário será muito importante. Mas nunca, nunca mude seu propósito e valores, adapte-se a novos momentos e mantenha o foco.

Para finalizar quero deixar apenas um lembrete para que não esqueça.

Branding não acontece do dia para noite, não são seis meses de investimentos que irão mudar a sua empresa, é necessária uma construção diária e contínua.

Rindo à toa!

Quem não se comunica se trumbica

Fica a reflexão.

*Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa