Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Sal, limão e? Isso mesmo, tequila!

(Foto: Pixabay) - Sal, limão e? Isso mesmo, tequila!
(Foto: Pixabay)

Tipicamente mexicana, o nome da bebida é originário da cidade mexicana Tequila (que por sua vez, leva o nome do povo nativo Tequili), do estado mexicano de Jalisco. A palavra significa “montanha de fogo”, o que diz muito sobre o cultivo da planta agave, matéria prima do destilado.

Mesmo se popularizando através da produção da tequila, o agave era amplamente utilizado pelo povo asteca, devido às grandes propriedades medicinais da planta, que vão desde a redução do colesterol, até o combate de bactérias em feridas. A planta possui quase 30 variações da espécie, sendo o Agave-Azul o responsável pela produção da bebida. A planta necessita de um clima árido e uma terra arenosa, o que nos traz novamente à cidade de Tequila, localizada próxima à um vulcão. 

A planta leva aproximadamente 12 anos para ser cultivada. As cultivadas em ambientes mais altos são geralmente mais doces, enquanto as cultivadas em regiões baixas remetem ao sabor mais forte da erva.

Para se tornar tequila, a planta passa por um longo processo que vai desde a podagem de folhas e cozimento de brotos, até a extração do mel, fermentação e destilação. Após a destilação, acontece a maturação (processo de envelhecimento da bebida), onde se criam as duas distinções da bebida: ouro e prata.

A tequila prata passa por apenas algumas semanas de maturação e isso quando não é engarrafada logo após a destilação. Ela é uma boa pedida quando o orçamento está curto, visto que o processo de produção é relativamente menos trabalhoso. Ela também funciona melhor na preparação de drinks, já que o forte gosto do Agave casa facilmente com outros ingredientes.

A tequila ouro passa por um longo período de maturação, o que a torna mais cara. Porém, a tequila ouro não é 100% pura, visto que muitas vezes são adicionadas pequenas doses de tequila prata, mel ou caramelo para suavizar e dar a coloração dourada ao destilado. Portanto, essa tequila é mais indicada para shots.

Afinal, qual delas faz a melhor Margarita? 

Mesmo que a tequila prata seja a indicada para drinks, a ouro é geralmente usada na preparação de margaritas, devido ao seu sabor mais suave e adocicado que combinam com a acidez do limão. 

Mas sabe como é, né? Tequila é tequila.

Com informações de Cargo Blog, My Recipes, BETAEQ, Tudo Para Homens.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo

Nosso compromisso é assegurar que este conteúdo seja apreciado com responsabilidade e apenas por maiores de 18 anos.

Você tem mais de 18 anos?

Sim Não