Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

10 dicas de como vencer o sedentarismo!

- Muitas pessoas desejam vencer o sedentarismo, saiba como.

Muitas pessoas desejam vencer o sedentarismo, mas você realmente sabe o que é isso? Na realidade, ele nada mais é do que a falta ou a total ausência de atividades físicas, isso acaba então resultando em um gasto calórico extremamente reduzido. Lembrando ainda que uma pessoa é considerada sedentária principalmente quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana realizando atividades físicas.

É importante entender ainda que todo o indivíduo ativo deve de fato gastar no mínimo umas 300 calorias por dia. É importante que possamos entender que o sedentarismo possui uma alta incidência na população, dessa maneira acaba sendo considerado um dos maiores problemas de saúde pública.

Diante disso, iremos falar um pouco sobre como vencer esse problema que acomete grande parte da população.

O que é o sedentarismo?

Conforme citado acima, o sedentarismo na verdade é a falta, diminuição ou total ausência de atividades físicas. No entanto, ele ainda é caracterizado pelo gasto calórico reduzido.

O sedentarismo é intensificado cada dia mais pelos hábitos da nossa vida moderna, dentre os mais graves são os seguintes: passar muito tempo dentro de carros, não precisar mais subir escadas pela facilidade de escadas rolantes e de elevadores que existem atualmente. Além disso, temos o tempo sedentário esse que acabamos gastando deitados ou sentados no sofá assistindo TV.

Como vencer o sedentarismo?

  1. Praticar de exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana cerca de 60min de atividade de modera-intensa;
  2. Fazer pequenas atividades físicas ao longo do dia como: subir escadas, caminhar pequenas distância de casa até o trabalho;
  3. Ir ao médico, verificar seu histórico clínico e avaliar os seus exames;
  4. Buscar orientação de um educador físico para elaborar um programa de exercícios de acordo com sua necessidade;
  5. Consultar um nutricionista para auxiliar na alimentação;
  6. Estabelecer metas, exemplo: seu objetivo é emagrecer? correr uma prova de 5km, 10km, 21km? Melhorar a saúde? Seja qual for seu objetivo estipule uma meta e determine um prazo para executar (anote em um local onde seja visível), mantenha-se fiel a ela e comemore seu progresso.
  7. Crie uma rotina: seus treinos são às segundas, quartas e sextas pela manhã? Então programe-se para dormir cedo nos dias anteriores, deixar a mochila pronta e as refeições ou lanches preparados.
  8. Ter uma parceria de treino estimula, mas não é o mais importante, não dependa disso para começar a se exercitar;
  9. Encontre um esporte ou exercício físico que você realmente goste, a grande chave para virar uma pessoa ativa e transformar seu estilo de vida é se divertir;
  10. Não desista, vai ter dias ruins e dias bons, como tudo na vida, seja persistente e não fique mais do que dois ou três dias sem se exercitar, nosso corpo tem uma grande facilidade de se adaptar aos estímulos, portanto MEXA-SE!!!  


Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo