Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

O que é Crossfit? (Parte 1)

- O que é Crossfit? (Parte 1)

O Crossfit é um método de treinamento e condicionamento físico criado nos Estados Unidos pelo Coach Greg Glassman na década de 1990. No início de sua carreira como técnico de ginástica olímpica, Greg Glassman combinou treinos de corrida e levantamento de peso olímpico para treinar seus atletas e obteve ótimos resultados.

A partir dessa experiência como técnico, em 1995, Coach Glassman foi convidado para treinar o departamento de polícia de Santa Cruz na Califórnia. No mesmo ano, ele abriu a primeira academia de Crossfit onde aplicava fundamentalmente exercícios da Ginastica Olímpica, Levantamento de Peso Olímpico e Corrida para condicionar fisicamente seus clientes.

Devido à importância que Glassman dava para a quantificação dos desempenhos de seus atletas nos treinos, e competitividade entre seus atletas, além dos incríveis resultados obtidos pelos alunos, o Crossfit caiu nas graças de soldados do Exército e Corpo de Bombeiros Americanos.

Para facilitar a disseminação de seu método e contribuir para a preparação física de mais pessoas, em 2001, Glassman começou a postar treinos diariamente na Internet. Algumas pessoas começaram a seguir esses treinos, postados online, nas garagens de suas casas e aos poucos começaram a treinar seus amigos e vizinhos. Assim, em 2003 Glassman começou a dar cursos de formação para permitir que outros treinadores também pudessem abrir academias de Crossfit afiliadas. Até 2005, 18 afiliadas foram abertas. De 2005 a 2009 esse número chegou a 1000. De lá para cá o Crossfit só cresceu e hoje conta com mais de 10.000 afiliadas espalhadas por quase todo o planeta.

Em 2007, foi realizada a primeira competição oficial de Crossfit na Califórnia. O vencedor seria “a pessoa com o melhor condicionamento do mundo”, segundo os organizadores. A partir daí, passou a ser realizado todos os anos o Reebok Crossfit, uma competição de esportes bastante diferente.

Isso porque os participantes só sabem quais desafios vão encarar no dia da prova, ou seja, precisam ter força e fôlego em diferentes atividades.

Necessidade de credenciamento

Então, a marca não pode ser utilizada por qualquer academia por aí. É preciso que ela seja certificada (E feito todo um processo para certificação da academia). Só assim o treino oferecido será eficaz e seguro, já que seguirá o que foi desenvolvido por Glassman.

Leia a Parte 2