Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Quantas vezes na semana preciso treinar?

- É comum ficarmos com dúvidas sobre como eles  funcionam.

É comum, quando começamos a treinar ficarmos com muitas dúvidas sobre como eles de fato funcionam e de que maneira devemos prosseguir com esse tipo de treinamento. Principalmente, no que se refere a quantas vezes precisam ser realizados na semana e a melhor forma de executá-los

Mas acredite, isso não é tão complicado quanto parece. Afinal, a frequência do treino está associada com o resultado que você deseja obter com o exercício físico.


Para emagrecer?

Se você é uma dessas pessoas é necessária que você realmente entenda que de fato se não fizer uma dieta balanceada, dificilmente será possível perder uma grande quantidade de peso, apenas malhando todo o dia.

É importante que você entenda que é bem mais complexo do que parece. Na realidade falando em palavras mais simples é preciso que você compreenda que basicamente você precisa gastar bem mais calorias do que consome ao longo do dia.

Nesse momento, é válido lembrar que como a atividade física de fato é capaz de proporcionar cada vez mais um aumento no gasto calórico que costuma acontecer tanto durante o exercício quanto até mesmo nas horas seguintes ao treino.

Após levar todos esses fatores em consideração, as recomendações variam de uma frequência semanal a partir de três a sete dias por semana de exercícios, dependendo da necessidade de cada indivíduo.


Para aumentar os músculos?

Agora se o seu foco é o da hipertrofia ou ainda de ganho de força, então é importante que você entenda de fato que o número de vezes que você realmente vai à academia irá depender do seu objetivo.

Apesar do treinamento de força ser cercado de mitos e estereótipos, a ciência mostra o quanto a sua prescrição é complexa e dependente de vários fatores, tais como: intervalo de descanso entre as séries, intervalo entre os treinos, intensidade, número de séries e repetições, velocidade, forma de execução dos exercícios, métodos utilizados e planejamento. Além disso, é muito importante que a estruturação do treino seja ajustada e modificada continuamente com estímulos específicos capazes de favorecer a hipertrofia muscular.

É importante frisar que um dos maiores problemas na ciência do treinamento de força está em estabelecer a quantidade ideal de treino, sempre ouvimos perguntas como: “quantos exercícios devo fazer?” ou “quanto tempo devo passar na academia?”. Invariavelmente a resposta é: “depende”. Apesar de ser impossível estabelecer a série ideal para todas as pessoas em termos quantitativos e qualitativos pode-se ter certeza que o problema com o treino da maioria das pessoas é que elas simplesmente exageram na quantidade e pecam na qualidade.


Para melhorar a saúde?

Aqui é importante que você saiba que caso sua ideia seja apenas a de se livrar cada vez mais o sedentarismo para enfim conseguir ter um bem-estar maior e ficar um pouco mais longe de doenças tais como o infarto e ainda com relação ao AVC, claro que é importante que você saiba que para isso você de fato não precisará ir para a academia todos os dias.

Entenda ainda que o fato de você conseguir realizar em torno de cinco sessões de até 30 minutos de atividade física moderada. Atualmente já é mais do que o suficiente para que você de fato consiga ter mais saúde.

Saiba que ainda é possível que você consiga então garantir o mesmo benefício realizando três treinos de 20 a 60 minutos, porém com exercício vigoroso.

Além disso, você consegue evitar cada vez mais o desenvolvimento de diabetes. Saiba que se você de fato adicionar a isso a dois treinos de musculação então isso será capaz de ajudar tanto na manutenção da sua massa magra, quando ajuda ainda a melhorar a sua postura e é capaz de reduzir cada dia mais o risco de lesões, dessa forma você acaba garantindo dessa forma um corpo cada vez mais saudável.

Em resumo, é preciso se exercitar no mínimo 3 x por semana seja para qual for a necessidade (emagrecer, hipertrofiar ou manter a saúde) o que pode determinar se a frequência dos treinos, será maior o menor, somente um profissional de educação física poderá te auxiliar na melhor escolha de acordo com seu objetivo.


Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo