Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Você conhece a Síndrome do Túnel do Carpo?

- Você conhece a Síndrome do Túnel do Carpo?

O túnel do carpo se localiza na região do punho e através dele passa o nervo mediano, que inerva polegar, indicador, dedo médio e face interna do anular, além de tendões dos músculos flexores dos dedos.

Estima-se que entre 4% e 5% da população, sobretudo entre 40 e 60 anos, sofram de uma condição relativamente comum, conhecida como Síndrome do Túnel do Carpo, caracterizada por uma sensação de formigamento, dormência e dor na mão e dedos (polegar, indicador e dedo médio), sintomas que podem se estender até o antebraço e cotovelo.

A STC é ocasionada pela compressão do nervo mediano, e pode causar diminuição na sensibilidade do tato e no movimento das mãos. Por tal razão, é comum que pessoas afetadas por esta condição tenham dificuldade para segurar objetos com a mão, assim como dificuldade para realizar certos movimentos, como digitar ou fechar botões, por exemplo.

Apesar de não haver uma causa específica, alguns fatores aumentam o risco de desenvolver a síndrome, sendo os mais comuns o esforço repetitivo (digitar, costurar, tocar instrumentos musicais, além da utilização de smatphones e tablets), assim como por causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais (diabetes mellitus, menopausa e doenças da tireoide), dentre outras.

Ao perceber tais sintomas, deve-se buscar um diagnóstico correto o quanto antes, pois quanto mais cedo for identificada esta condição, melhores serão os resultados com o tratamento, que poderá ser feito a partir de anti-inflamatórios e fisioterapia, sem a necessidade de cirurgia, dependendo da gravidade de cada caso.

Os tratamentos mais comuns incluem   fisioterapia, utilização de talas que limitem os movimentos do punho, acupuntura, e o uso de medicamentos. Apenas em casos mais graves, quando os tratamentos não surtem efeitos, indica-se a cirurgia de liberação do túnel do carpo.

Em nosso próximo artigo, vamos abordar  algumas técnicas para identificação deste problema e esclarecer como é realizado cada tipo de tratamento e quais os resultados esperados.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo