Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

RECORDE: IBOVESPA acaba de bater a Máxima Histórica

- RECORDE: IBOVESPA acaba de bater a Máxima Histórica

Hoje, mais precisamente às 14:35, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo bateu sua Máxima Histórica beliscando os 90 mil pontos, aos 89.909 pontos.

No mesmo momento, o dólar em leve queda a R$ 3,84.

Com o retorno (possivelmente passageiro) do otimismo nas bolsas norte-americanas após a declaração de ontem feita pelo Presidente do Federal Reserve Bank (o Banco Central dos EUA) na qual dizia achar que os juros norte-americanos estavam próximos da "neutralidade" (patamar que não pressionada negativamente nem positivamente a economia). Essa "simples" declaração foi suficiente para a maioria das mesas de operações  passarem a acreditar que o ciclo de alta de juros por lá está encerrado ou próximo do fim. Ainda eram esperadas mais duas altas de juros nos EUA nas duas próximas reuniões do Fed.

Maior taxa de juros significa maior pressão sobre financiamentos, investimentos, e pelo Brasil, maior cotação do Dólar. 

Com a sensação de que as altas de juros cessarão mais breve do que o esperado, o mercado acionário se inflou de otimismo e tenta reverter o movimento de vendas visto nas últimas semanas, o qual ZEROU todo o ganho de 2018 nos principais índices norte-americanos.

Gráfico Intraday do IBovespa em dia de recorde histórico. Fonte: Bloomberg.comGráfico Intraday do IBovespa em dia de recorde histórico. Fonte: Bloomberg.com 

Opinião sincera:

Continuo acreditando que o Fed elevará a taxa de juros para a casa de 3,5%-4,00% a.a. e que o Dólar fará grande pressão frente ao real, podendo alcançar patamares de R$4,20 - 4,30 sem muita dificuldade em poucos meses. O Banco Central Brasileiro precisará subir juros por aqui e não fará antes de Março/Abril. Então, até lá, teremos ainda considerável volatilidade nos mercados de ações e mesas de câmbio. O Federal Reserve Bank está se preparando para uma potencial recessão em 2019-2020 elevando as taxas de juros para, caso se configure uma recessão, ter espaço para reduções e estimular o Mercado e, portanto, eu faço uma pergunta para você: Como você está se preparando para proteger e melhorar os seus investimentos nesse momento?

Forte abraço e vamos acompanhar o Ibovespa nessa tentativa de romper os 90.000 pontos!


Tem dúvidas? Quer saber mais?

Preencha seus dados abaixo, em breve um de nossos assessores estrará em contato.