Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

União Européia: Um Castelo de Baralho Pronto para Desmoronar - Parte 1

- União Européia: Um Castelo de Baralho Pronto para Desmoronar - Parte 1

Desde que o Mundo é Mundo, a Europa é palco de guerras, invasões, disputas de poder e todos os outros tipos de desavenças políticas, religiosas, de classes sociais, com países vizinhos, cidades vizinhas, com o seu vizinho de porta. Praticamente todas por causa do Din...? Você tem uma chance! O bom e velho "Dinheiro". E em todas as suas formas, por isso as aspas, desde o Sal até o Ouro. Do pedaço de terra ao pedaço de papel.

Entender o passado para prever o futuro ajuda a ganhar dinheiro. Aumenta as chances dos seus investimentos prosperarem e terem sucesso.

Pois bem, vamos falar um pouco de História de forma simplificada, sem a chatice tradicional que assistimos na TV, de gravatas borboletas em camisas sociais quadriculadas de manga curta. Inclusive, porque conhecer História é fundamental nos Investimentos. Ela nos ajuda a entender a cultura dos povos e o comportamento social. O que eles consomem e como eles consomem. Ela nos ajuda a entender o passado para prever o futuro.  E "Prever o Futuro" é uma das maiores ambições humanas, mais antiga até do que os teimosos alquimistas querendo transformar qualquer coisa em ouro. Entender o passado para prever o futuro ajuda a ganhar dinheiro. Aumenta as chances dos seus investimentos prosperarem e terem sucesso. E para prever o futuro não precisamos de Bolas de Cristal, de Nostradamus, de tarô, búzios ou qualquer outra forma de ocultismo. Basta ligarmos os pontos que veremos a figura que se forma.

Vamos a alguns pontos na Europa:

  • A Europa é composta por vários países pequenos, cada um com seu idioma, povos completamente diferentes, alguns liberais, outros conservadores. Uns industriais, outros na manufatura familiar. Alguns capitalistas outros com raízes populistas. 
  • A Europa permaneceu dividida e sob tensão durante a Guerra Fria (1947-1991). Onde a parte Oeste foi controlada pelos EUA e a outra metade comandada pela União Soviética. Em termos históricos, é bastante recente. 
  • O Francês não gosta do Inglês, o Inglês não gosta do Francês (Guerra dos Cem Anos deu sua ajudinha nisso);
  • O Italiano do leste não gosta dos do oeste e vice versa;
  • Portugal e Espanha sofrem com a nostalgia da época que eram os mais ricos do Mundo;
  • O Alemão não gosta muito de ninguém que não seja Alemão, e olhe lá;

Já está começando a enxergar o desenho, né? Tentaram colocar na mesma mesa de negociações países inimigos históricos. Povos muito diferentes, muitos dos quais foram estopim e palcos das maiores Guerras da Humanidade, incluindo as duas Grandes Guerras Mundiais. Uma salva de palmas a diplomacia. A amizade, ao amor fraternal. Vamos todos se abraçar, tá? Aham.... Era óbvio que isso não daria certo com os Europeus! E para muitos foi mais que um tiro no pé.

Separe a pipoca, pois a Parte 2 vem amanhã!


Acesse www.investimento.com.vc para mais artigos, matérias e vídeos. 

  


Tem dúvidas? Quer saber mais?

Preencha seus dados abaixo, em breve um de nossos assessores estrará em contato.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo