Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

União Européia: Um Castelo de Baralho Pronto para Desmoronar - Parte 1

- União Européia: Um Castelo de Baralho Pronto para Desmoronar - Parte 1

Desde que o Mundo é Mundo, a Europa é palco de guerras, invasões, disputas de poder e todos os outros tipos de desavenças políticas, religiosas, de classes sociais, com países vizinhos, cidades vizinhas, com o seu vizinho de porta. Praticamente todas por causa do Din...? Você tem uma chance! O bom e velho "Dinheiro". E em todas as suas formas, por isso as aspas, desde o Sal até o Ouro. Do pedaço de terra ao pedaço de papel.

Entender o passado para prever o futuro ajuda a ganhar dinheiro. Aumenta as chances dos seus investimentos prosperarem e terem sucesso.

Pois bem, vamos falar um pouco de História de forma simplificada, sem a chatice tradicional que assistimos na TV, de gravatas borboletas em camisas sociais quadriculadas de manga curta. Inclusive, porque conhecer História é fundamental nos Investimentos. Ela nos ajuda a entender a cultura dos povos e o comportamento social. O que eles consomem e como eles consomem. Ela nos ajuda a entender o passado para prever o futuro.  E "Prever o Futuro" é uma das maiores ambições humanas, mais antiga até do que os teimosos alquimistas querendo transformar qualquer coisa em ouro. Entender o passado para prever o futuro ajuda a ganhar dinheiro. Aumenta as chances dos seus investimentos prosperarem e terem sucesso. E para prever o futuro não precisamos de Bolas de Cristal, de Nostradamus, de tarô, búzios ou qualquer outra forma de ocultismo. Basta ligarmos os pontos que veremos a figura que se forma.

Vamos a alguns pontos na Europa:

  • A Europa é composta por vários países pequenos, cada um com seu idioma, povos completamente diferentes, alguns liberais, outros conservadores. Uns industriais, outros na manufatura familiar. Alguns capitalistas outros com raízes populistas. 
  • A Europa permaneceu dividida e sob tensão durante a Guerra Fria (1947-1991). Onde a parte Oeste foi controlada pelos EUA e a outra metade comandada pela União Soviética. Em termos históricos, é bastante recente. 
  • O Francês não gosta do Inglês, o Inglês não gosta do Francês (Guerra dos Cem Anos deu sua ajudinha nisso);
  • O Italiano do leste não gosta dos do oeste e vice versa;
  • Portugal e Espanha sofrem com a nostalgia da época que eram os mais ricos do Mundo;
  • O Alemão não gosta muito de ninguém que não seja Alemão, e olhe lá;

Já está começando a enxergar o desenho, né? Tentaram colocar na mesma mesa de negociações países inimigos históricos. Povos muito diferentes, muitos dos quais foram estopim e palcos das maiores Guerras da Humanidade, incluindo as duas Grandes Guerras Mundiais. Uma salva de palmas a diplomacia. A amizade, ao amor fraternal. Vamos todos se abraçar, tá? Aham.... Era óbvio que isso não daria certo com os Europeus! E para muitos foi mais que um tiro no pé.

Separe a pipoca, pois a Parte 2 vem amanhã!


Acesse www.investimento.com.vc para mais artigos, matérias e vídeos.