Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Formas de praticar moda consciente

É possível praticar a moda consciente de diversas formas, seja mudando ou adquirindo algum hábito de consumo. Não é algo tão simples, pois é preciso muita dedicação, força de vontade para se adaptar a esse estilo de vida. 

Segue abaixo uma lista de alternativas para você consumir de forma mais consciente:

Refletir sobre o consumo

O primeiro passo é repensar o consumo, isso já é uma atitude de moda consciente. Pensar antes de comprar se você realmente precisa daquela peça e se ela realmente tem a ver com você. 

Estilo próprio

Quanto mais você investe no seu estilo, menos você gasta com roupas, calçados e acessórios que não têm a ver com você. Pois assim você não vai cair na tentação de tendências e novas coleções e só vai comprar peças que você realmente vai usar e aproveitar.

Comprar de segunda mão 

Comprar de brechó ou bazar é uma atitude de consumo consciente, pois você está dando um novo significado para peças que seriam descartadas. Essa circulação de peças é uma atitude sustentável e, geralmente, é mais barato do que comprar roupas novas.

Trocar 

É possível realizar trocas entre amigas, família e também em Feira de Trocas. Nós, do Canal Lado Avesso, já realizamos duas Feiras, uma em Ponta Grossa e uma em Tibagi.


Não comprar só porque está muito barato

Muita gente comete esse erro e compra coisas na empolgação só porque está muito barato. Não faça isso! Não é porque está na promoção que você precisa comprar. Além disso, muitas vezes, quando algo está muito barato (por exemplo: produtos da China), dificilmente o processo de produção foi justo para todos os setores envolvidos.

Produtor local 

Compre de produtores locais, assim vocês faz com que a economia gire na sua cidade ou na sua região e incentiva os empresários locais.

Marcas sustentáveis

Invista em marcas sustentáveis, hoje em dia tem várias marcas que se preocupam com uma produção sustentável, sem prejuízos ao meio ambiente. Pesquise sempre sobre como as roupas que você pretende comprar foram feitas.

Upcycling

Essa é uma prática muito interessante, onde você transforma materiais que seriam descartados em peças novas, sem o processo de reciclagem. Exemplo: usar tecidos que seriam descartados para fazer sapatos.

Mande fazer

Compre tecidos e mande fazer peças exclusivas com costureiras.

Desapegue

Desapegue com frequência, faça uma limpa no guarda-roupa e elimine as peças que você não usa mais, não servem ou que não tenham mais a ver com você. Doe e ainda faça uma boa ação. Você também pode organizar um bazar com amigas de desapego.

Temos mais um vídeo sobre esse assunto, que mostra que moda consciente não é só comprar de bazar e brechó, pelo contrário, tem muitas opções.


Inscreva-se no Canal Lado Avesso e confira mais dicas sobre moda consciente: https://goo.gl/Yp7zAS