Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Empreendedorismo - A chave para uma vida com propósito

- Empreendedorismo, a chave para uma vida com propósito

Nada melhor do que abrir esse espaço de Empreendedorismo e Inovação, que divido com meu sócio no AAA e amigo Arthur Igreja, apresentando a você o nosso propósito, ou, a razão pela qual iniciamos esse projeto. Mas antes, que tal entendermos do que estamos falando quando vislumbramos essa palavrinha que virou moda?

Uma busca no Google revela alguns significados para Propósito, tais como “intenção de fazer algo”; “desígnio”; ou ainda “aquilo que se busca alcançar”.

Na prática, propósito é o que nos move. É o que faz com que levantemos da cama, todos os dias, para fazer o que tem que ser feito. Uma vida sem propósito é vazia. E um dos maiores perigos para uma existência que seja realizadora é passar a vida desempenhando atividades onde, exclusivamente, trocamos tempo por dinheiro. A parte mais triste dessa história é que, a maioria das pessoas, hoje, vive exatamente dessa forma. Em empregos sem significado, subordinadas a chefes carrascos ou frustrados, e onde, não raro, nutrem verdadeiro ódio pelo trabalho que realizam. Mas, ainda assim, continuam lá porque, afinal de contas, precisam do dinheiro ao final do mês.

Mas e qual é a conexão entre propósito e empreendedorismo?

É mais simples do que parece. Quando alguém escolhe uma vida empreendedora, seja exercendo a atividade de abrir uma empresa, seja exercendo o intraempreendedorismo em uma empresa tradicional, por definição, o que se está escolhendo é também uma vida com propósito. É inerente ao empreendedor buscar e encontrar razões que sejam revestidas de significados mais nobres para fazer aquilo que se faz. Existe um tripé que, tradicionalmente, fundamenta a atividade empreendedora e aumenta exponencialmente as chances de sucesso: ame o que você faz (vocação), seja muito bom no que você faz (competência e profissionalismo), e encontre quem pague pelo que você faz (mercado). Se a essa equação juntarmos a busca por construir algo que o mundo e as pessoas à nossa volta, de fato, precisem, agregamos propósito de maneira inseparável àquilo que fazemos. E é isso que fazem empreendedores autênticos. Buscam realização fundada em possibilidades que extrapolam o mero ganho financeiro e conferem um sentimento de missão à jornada.

 E aí, chegamos ao nosso propósito com esse espaço. Estamos aqui para ajudar qualquer pessoa que tenha sonhos ou projetos empreendedores a trilhar esse caminho de maneira mais esclarecida e com menos sobressaltos. Queremos compartilhar conhecimento e dicas que ajudem nas escolhas cotidianas de uma vida empreendedora e que possibilitem ampliar a visão a respeito de temas ligados a empreendedorismo e inovação. E, sobretudo, esperamos fazer a diferença para quem estiver conosco nesse espaço. Acreditamos que o mundo precisa de mais empreendedorismo, e de empreendedores mais inovadores. E queremos ajudar na realização desse propósito.

 Vamos juntos?