Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

MP denuncia dois vereadores de Londrina envolvidos com esquema de mudança de zoneamento

Dois vereadores de Londrina, região Norte do Paraná, foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por envolvimento num esquema criminoso de mudança de zoneamento da cidade. Além dos dois políticos, nove pessoas também foram denunciadas. 

Os parlamentares denunciados são Mário Takahashi, do PV, que era presidente da Câmara Municipal de Londrina, e Rony Alves (PTB). Os dois estão afastados do cargo e estão sendo monitorados por tornozeleira eletrônica.  

A denúncia tem como base a Operação Zona Residencial 3 (ZR3), deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que investigou o esquema de corrupção. Os promotores descobriram que os parlamentares, servidores públicos e empresários estavam recebendo propina para aprovar a liberação de loteamentos na cidade. 

Os valores negociados, segundo a investigação, variaram de R$ 100 mil a R$ 1 milhão. O Gaeco também apurou que os vereadores agiam em conluio com integrantes do Conselho Municipal da Cidade, órgão que emite pareceres previamente à votação de projetos de lei. Os fatos teriam ocorrido entre os anos de 2013 e 2017.

Os denunciados são acusados pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e organização criminosa.