Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

PT, PDT, Psol e PCdoB lançam carta de repúdio à prisão de Lula

Os partidos PT, PDT, Psol e PCdoB lançaram uma carta de repúdio à prisão do ex-presidente Lula. O documento é assinado pelo presidente nacional de cada uma das legendas: Carlos Lupi (PDT), Gleisi Hoffmann (PT), Juliano Medeiros (Psol) e Luciana Santos do PCdo B. 

No texto, eles afirmam que a prisão do ex-presidente Lula foi feita ao arrepio da Constituição Federal e que "representa agressão à democracia brasileira e aos tratados internacionais de direitos humanos, os quais consagram, como fundamentos dos regimes democráticos, os princípios da soberania popular, da presunção da inocência e do devido processo legal". 

A carta cita ainda que a "prisão de ex-presidente pode ser interpretada como uma decisão casuística, politicamente motivada, que cria insuportável insegurança jurídica no Brasil. O encarceramento apressado e injustificado do ex-presidente Lula, contra o qual não há uma única prova minimamente sólida de culpa, agrava sobremaneira o perigoso e crescente clima de ódio e de instabilidade política que tomou conta do país". 

Os partidos atacam ainda a decisão que resultou na prisão de Lula e tratam o caso como "perseguição política que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil".