Depressão em mulheres e como resolver

Você sabia que o contraceptivo hormonal é um grande vilão para doenças autoimunes? As pesquisas relatam um aumento considerável de mulheres depressivas após iniciar a contracepção hormonal. Isso se inicia com os efeitos da progesterona e estrogênio sintéticos.

depressao-mulheres-como-resolver
Foto: Divulgação/Adobe Stock

Vivemos em uma geração em que virou ‘normal’ os sintomas de ansiedade e depressão em mulheres. Sintomas como: medo de ter mais filhos, não se achar capaz, necessidade de aprovação e também sentimentos de tristeza, raiva incontrolada, medo do futuro, remorso do passado, rejeição. O número de mulheres com esses problemas cresce junto com o presente estudo, que mostra aproximadamente 77,3% das mulheres que utilizam contraceptivos hormonais, sendo que 34% estão entre 18 a 25 anos.

A fase em que nós, mulheres, estamos no auge da fertilidade, isso em todos os sentidos, como mulher, na família, no trabalho, é um momento em que deveríamos estar com os ‘ânimos’ nas alturas, mas muitas estão passando pelo pior momento de suas vidas, e muitas ainda não são conhecedoras desta grande verdade.

Você deve se perguntar: o que o meu contraceptivo tem a ver com a minha depressão? Ok, vamos lá que vou te explicar. A depressão está diretamente ligada a hormônios, ela é uma doença em si, mas também pode ser um sintoma de outro distúrbio subjacente. Nossos hormônios são mensageiros, e os ovários tem comunicação direta com a hipófise que fica lá na nossa cabeça.

Quando tomamos o contraceptivo, o estrogênio sintético bloqueia a comunicação e, por conseguinte, bloqueia também a liberação de progesterona, que é muito benéfica, trazendo por exemplo, melhora do sono, sintomas da TPM, combate a irritabilidade, evita enxaqueca, melhora a pele e assim por diante. Em resumo, o seu ciclo menstruação não é apenas um ‘acaso do destino’ que apareceu aí e precisa ser ativado apenas quando você deseja engravidar.

Ter um ciclo menstrual saudável colabora para uma vida leve, feliz e protagonista. Se você conhece ou está passando por algum desses sintomas, fale com seu médico para interromper o uso e conheça os métodos naturais. Se torne protagonista da sua fertilidade e da sua vida.

Sobre a autora

bianca-granado-colunista

Bianca Granado (@biasgranado) é mentora de mulheres e casais, palestrante e criadora da Escola da Fertilidade. Especialista em método natural de reconhecimento da fertilidade feminina, “ensino mulheres o que é a fertilidade do útero à mente”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.