No caminho do empreendedorismo

Por Oséias Gomes

caminho-empreendedorismo
Foto: Firmbee/Pixabay

Anote um conselho para permear sua vida empreendedora: seja persistente! Dê continuidade e progressão ao seu projeto. Desenvolva seu negócio sem deixar que altos e baixos afetem aquilo que você faz.

Mas, saiba a diferença entre persistência e teimosia. Persistir é perseverar, mesmo diante dos desafios que é empreender. Já a teimosia é insistência após perceber um equívoco, após não receber a aprovação por parte do mercado do que estava fazendo.

E atenção: nada conquista longevidade no mundo dos negócios sem aprovação do público, até porque um negócio a longo prazo precisa auferir receita, por mais tímida que seja, a curto prazo para se manter em pé.

Além disso, a sua criação precisa partir da sociedade e se destinar à sociedade, a partir de uma necessidade (ou dor do público) ou de um desejo, nem que para isso você precise modificar o comportamento do consumidor.

Diante desta realidade, como criar uma empresa bem-sucedida? Essa é a pergunta de milhões! Antes de qualquer coisa, quero te lembrar que é preciso dar o primeiro passo.

Por isso deixe a procrastinação de lado e foque em fazer acontecer e dar certo, acredite, dedique-se! Mesmo diante dos percalços, que vão aparecer ao longo do caminho, quem é empenhado consegue!

Agora, fator prático: desenvolva um plano de negócios que tenha sentido e sinergia com o mercado que você quer entrar e o público-alvo que você deseja atingir. Um plano de negócios completo do que fazer e até onde quer chegar.

Quer se lançar num novo negócio? Então, estude o mercado, conheça profundamente onde quer atuar e como se posicionar nele.

Para entender o mercado é preciso saber o que aconteceu no passado, o que está rolando no presente e tentar prever o que pode acontecer no futuro.

E lembre-se que ser conhecido do público já não é mais um diferencial para o mercado. O seu negócio precisa ser desejado.

Portanto, uma regra básica é não criar mais do mesmo com renovações sem grande relevância.

O mundo mudou, tudo está cada vez mais rápido e as realizações estão aceleradas.

O seu produto ou serviço precisa ser objeto de desejo pelo seu cliente como se ele estivesse no deserto ao meio-dia, sob o sol escaldante, com uma sede imensa e você, então, colocasse na frente dele um copo de água fresca.

Enfim, são atitudes simples, mas muito geniais, que vão trazer o resultado que você almeja dentro e fora do seu empreendimento.

Sobre o autor

oseias-gomes-colunista

Oséias Gomes (@oseiasgomesoficial) é fundador e CEO da franquia Odonto Excellence, que possui mais de 1.270 unidades no Brasil e no Exterior. A cada 48 horas é inaugurada uma nova unidade. Por dia são realizadas mais de 10 mil consultas e 40 mil novos pacientes são atendidos por mês. Autor de dois best-seller: Gestão Fácil (2019) e Negócio Escalável (2022

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.