Ciclo insano nos casamentos

Frequentemente recebo mensagens de mulheres que não se sentem mais amadas por seus maridos. Infelizmente, quando essa percepção vem só de um dos lados (e normalmente é), nada podemos propor de mudança no outro.

ciclo-insano-casamentos
Foto: Freepik

Porém, algumas atitudes da esposa podem reverter esse jogo. Costumo dizer que a mudança é um eco. Você tem sim o poder de mudar o ambiente pela forma que você se comporta.

Quando falamos de casamento, por toda experiencia que tenho nos atendimentos a casais, percebo a inversão de papéis como a principal vilã do casamento saudável. Ainda que alguns possam espernear ao ler essa frase, falo sem medo: o homem deve assumir seu papel de proteção e provimento e a mulher do cuidado e do afeto. Tudo que fuja dessa dinâmica pode funcionar por um período, mas não a longo prazo.

Ocorre que esse “empoderamento” distorcido está sobrecarregando as mulheres pelo discurso de: “Vocês podem tudo”. De fato, podemos, mas quando casadas tem coisas que não precisamos. Quem é meu cliente sabe que em casa de casal que eu atendo, mulher não faz força e quando o homem é convocado para as participar das tarefas domésticas recebe o: por favor e obrigada!

Veja também:

“Ah Elaine, mas o homem não faz favor quando ajuda nas tarefas domésticas, ele também suja”. Concordo! Agora vamos por partes… Ao solicitar com respeito a parceria do seu marido você está apenas assumindo que precisa dele naquele momento, assim como ele precisa de você em outro. Qual é o problema de agir com educação e respeito? O importante é vencer uma disputa de força ou fazer com que seu marido te ajude?

Sugiro a leitura do livro amor e respeito do Emersom Eggerichs. Nele, o autor fala sobre o ciclo insano que se encontram muitos casais.

Na teoria do ciclo insano, está uma mulher querendo se sentir amada e um marido tentando ser respeitado. Na medida que a mulher não se sente amada, não respeita seu marido. Por sua vez, esse marido não demonstra amor por não se sentir respeitado. E assim, como uma roda de hamster, o casal não sai do lugar.

Quando um assume a responsabilidade de quebrar esse ciclo, ambos ganham. O problema é que por achar que o casamento é uma disputa e que entregar o que o outro precisa é humilhar-se. E nessa, o ciclo insano é mantido até que o casamento acabe.

Não defendo “receitas de bolo” quando se trata de conflitos no casamento, mas essa eu posso garantir que funciona. Não está se sentindo amada? RESPEITE e HONRE. Se ainda houver amor, algo extraordinário vai acontecer!

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.