Saber qual combustível devemos usar é a chave de um casamento feliz

Combustível? Casamento? O que uma coisa tem com a outra? Essa teoria vem do Livro: As 5 Linguagens do Amor, escrito pelo Conselheiro Matrimonial e Pastor Gary Chapman. Na obra escrita em 1992, Chapman defende a ideia que cada pessoa tem um “tanque do amor”, como um tanque de combustível de um veículo.

casamento-feliz
Foto: Freepik

Essa analogia é a resposta dos questionamentos comuns entre cônjuges que alegam fazer “de tudo” aos seus parceiros e mesmo assim não conseguem agradar. Isso acontece porque nosso “tanque do amor” não é Total Flex. Isso quer dizer: “só é preenchido com um combustível específico”.

Partindo desse princípio, podemos afirmar que conhecer o “combustível” que atende o tanque do amor do seu parceiro (a) é a grande sacada para um relacionamento feliz, com atitudes conscientes e assertivas.

Veja também:

Para o autor, os combustíveis disponíveis são as linguagens do amor, e elas são:

  • TOQUE FÍSICO: A pessoa com essa linguagem se agrada com o carinho físico. Assistir a série favorita deitada no colo do seu parceiro, andar de mãos dadas, cafuné no cabelo sem dúvida encherá seu tanque do amor.
  • ATOS DE SERVIÇOS: Aqui o que vale é a atitude de facilitar a vida da parceira (o). Levar ou buscar no trabalho, deixar o lanche preparado, consertar aquela pia que insiste em pingar ganhará o coração da pessoa com essa linguagem.
  • TEMPO DE QUALIDADE: Doar seu tempo para quem tem esse tanque é a maior prova de amor. Falar olhando nos olhos, jantar sem celular, ou simplesmente ficar de preguicinha se curtindo é um tiro certo nesse caso.
  • PRESENTES: Para algumas pessoas o presente se faz mais importante que qualquer outra forma de amar. Não se trata do preço, mas sim da lembrança materializada em forma de um mimo. Um chocolate mostrando que lembrou dela ao fazer compras vai arrancar suspiros de quem tem por linguagem do amor ganhar presentes.
  • PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: Aqui vale o amor verbalizado. Dizer que ama, falar o quanto é feliz na presença dela e elogiar são as atitudes esperadas. Não adianta sentir sem falar. Aqui a frase: “o óbvio precisa ser dito” tem um sentido muito valioso.

Portanto, para evitar desperdício de energia no seu relacionamento, vale analisar qual é a linguagem do amor do seu parceiro (a) e mais que isso, vale também fazer uma autoanalise e entender a sua. Comunicar o que te faz feliz não é errado, pelo contrário, vai facilitar (e muito) a vida de quem vive com você. EU GARANTO!

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.