Construção civil e mercado imobiliário: para onde estamos avançando?

Por Edvaldo Corrêa

construcao-civil-mercado-imobiliario

O setor da construção civil e o mercado imobiliário vêm passando por grandes transformações, fruto principalmente da necessidade de maior eficiência, qualidade e sustentabilidade, com um mar de oportunidades. Porém, existem inúmeros desafios e gargalos, tais como: escassez de matérias-primas tradicionais e da mão-de-obra, alta informalidade, elevação dos custos de construção, alta carga tributária, falta de produtividade, desperdícios (perdas de materiais chegam a 8% segundo USP), entre outros, que tendem a acelerar esta busca de alternativas para melhoria do setor.

Nesta coluna, terei a oportunidade de trazer periodicamente alguns destes avanços e também tendências, com foco principalmente em tecnologias construtivas, novos materiais, novas ferramentas e equipamentos, soluções de digitalização, modelos de negócios disruptivos, novas formas de morar, etc. 

Neste sentido, estar atento a todas estas possibilidades é imprescindível para quem tem negócios no setor da construção, trabalha, investe ou tem curiosidade de saber mais sobre o assunto. Trataremos, por exemplo, de tecnologias que tem como base a sustentabilidade (um estudo do Conselho Internacional da Construção aponta que mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil é para a indústria da construção). Reduzir a emissão de carbono, gerar menos resíduos em obras e usar menos água é fundamental. Também sobre a digitalização e o uso de ferramentas que permitem otimizar processos e facilitar a execução das obras. Na mesma linha, sobre a construção industrializada que vem ganhando espaço, que vai do uso de kits prontos de hidráulica e elétrica até a adoção de módulos completos tridimensionais com sistema plug&play. Já é possível ver robôs, drones e o uso de inteligência artificial em muitos canteiros de obras e plantões de vendas pelo país.

Trataremos sobre as mudanças no uso das edificações, pois será cada vez mais comum termos espaços colaborativos dentro de condomínios, edifícios conectados com aplicativos que facilitam a vida dos usuários, espaços pets, imóveis com áreas cada vez menores, escolas e hospitais sendo executados em um piscar de olhos, entre outros. Vamos falar sobre tudo isso e muito mais.

Te convido a acompanhar a coluna, apresentar sugestões, críticas e comentar. Será muito bacana interagirmos. Até a próxima!

Sobre o autor

edvaldo-correa-colunista

Edvaldo Corrêa (@edvaldocorrea) é Tecnológo em Construção Civil, Corretor de Imóveis, Licenciado em Educação Profissional e Pós-graduado em Gestão de Instituições de Ensino Técnico. Tem mais de 30 anos de experiência em empresas de educação, consultoria e construção civil. Trabalhou em empresas como Senai, Sebare, Pini, Pioneira da Costa, Grupo Noster e TecVerde, em cargos técnicos e executivos. Hoje atua como Advisor, Consultor e Palestrante em temas voltados a Gestão e Inovação para empresas de toda a cadeia produtiva da construção.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.