Massa News entrevista presidente do Sinduscon Costa Esmeralda

A encantadora Costa Esmeralda, em Santa Catarina, é uma das regiões que mais se desenvolve no Sul do Brasil e atrai turistas, investidores e segunda moradia.

mercado-imobiliario-santa-catarina
Foto: Divulgação/Sinduscon Costa Esmeralda

Para falar sobre este dinamismo, principalmente no setor da construção civil, o Massa News entrevistou Rodrigo Passos Silva, presidente do Sinduscon Costa Esmeralda. A seguir trechos da conversa com o executivo. 

Massa News: Sobre o mercado imobiliário na Costa Esmeralda, quais as perspectivas para os próximos anos em alvarás, lançamentos e volume de vendas? Qual o tamanho do mercado atual?

Rodrigo Passos Silva: As perspectivas para os próximos anos são as melhores possíveis. O mercado imobiliário cresce não só em volume de obras, mas também na modernização de empreendimentos de médio e alto padrão, com tecnologia de ponta, valorizando os imóveis e apontando para uma transformação do mercado. 

Apenas em Itapema, foi autorizada a construção de 4,5 milhões de metros quadrados, com a liberação de alvará de licença para 1.163 obras, no período de 2018 a 2022. Em 2018, foram 535,6 mil metros quadrados em obras autorizadas, contra 1,1 milhão de metros quadrados no ano passado. Em 2018, a metragem autorizada contemplou 215 projetos e, em 2022, total de 232 projetos.

Isso representa aumento de 112% na metragem aprovada em obras nos últimos cinco anos. As informações são da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e correspondem ao período de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2022.

MN: Quais os principais desafios que o setor da construção local tem atualmente? 

RPS: A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga mensalmente a “Sondagem Indústria da Construção”, que monitora a atividade do setor. No primeiro trimestre deste ano, a taxa de juros elevada foi apontada como um dos três principais problemas enfrentados no período, seguido pela elevação da carga tributária. Na sequência, vem a falta ou alto custo da matéria-prima. 

Evidenciamos a necessidade da aprovação da reforma tributária, nos moldes em que vem sendo debatida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Esse é, inclusive, um dos principais assuntos da Agenda Legislativa da Construção 2023, lançada pela CBIC neste mês. O setor defende que o Brasil precisa de uma reforma tributária ancorada em uma visão estrutural, que contemple o fortalecimento da economia, com estímulo ao investimento e emprego. 

A desburocratização de processos junto ao Poder Público é uma das bandeiras levantadas pelo Sinduscon Costa Esmeralda e é uma medida a ser tomada a nível nacional. 

A falta de mão de obra qualificada, que hoje atinge inúmeros setores produtivos no país, também alcança o setor da construção civil. Mas, o Sinduscon investe em capacitar os trabalhadores, tanto em treinamentos obrigatórios como profissionalizantes, e cada vez com mais intensidade. Temos parceria com o Senai para formação profissionalizante, além de convênios com instituições de ensino.

MN: Por que investir nos empreendimentos das empresas que atuam na Costa Esmeralda? Quais os diferenciais que tornam a região tão atrativa para investidores de todo o mundo?

RPS: Itapema é a segunda cidade com o metro quadrado mais valorizado do Brasil, atrás apenas da nossa vizinha Balneário Camboriú. Registramos variação positiva de 7,29% no preço médio do metro quadrado desde janeiro e 18,34% nos últimos 12 meses. O preço médio do metro quadrado residencial para venda é de R$ 11.219,00. Os dados são do Índice FipeZap de abril. Essa valorização também chama atenção para Porto Belo e Bombinhas.

Ressaltamos que grandes empreendimentos estão em fase de lançamento e construção em Porto Belo. Bombinhas se destaca pela qualidade de vida e referências internacionais em preservação ambiental. As belezas naturais, o desenvolvimento socioeconômico da região e turismo aquecido são fatores que agregam valor ao mercado imobiliário da região.

MN: Para o setor, qual a importância das imobiliárias e corretores de imóveis nas vendas das unidades? 

RPS: O corretor de imóveis é fundamental para o mercado da construção civil, pois é o principal canal de vendas e, mais que isso, é um promotor da cidade. É o profissional que faz parte da engrenagem que não só fomenta o mercado, como contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região.

O fato de Itapema ter o segundo metro quadrado mais valorizado do país, aliado ao volume expressivo de obras nos últimos anos, faz com que nossos corretores de imóveis e nosso mercado estejam acima da média nacional.

MN: Fale um pouco sobre o Sinduscon e quais os principais projetos da atual gestão. O que já foi entregue para os associados e para a comunidade?

RPS: O Sinduscon Costa Esmeralda completou três décadas de fundação em 2022 e representa os empresários da construção civil de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Nos últimos anos, a atividade avançou expressivamente na região e vimos aumentar o número de associados.

Hoje somos uma das principais matrizes econômicas da Costa Esmeralda e o setor emprega, atualmente, mais de 9,7 mil trabalhadores formais na região, segundo o Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] do Ministério do Trabalho. São milhares de famílias que têm seu sustento através da construção civil.

Nós representamos a categoria empresarial junto a diversas entidades públicas e privadas, defendendo os interesses comuns do setor. Desenvolvemos diversas ações em benefício dos associados, facilitando o acesso a produtos e serviços, treinamentos, parcerias e convênios e auxiliando as empresas com soluções técnicas, jurídicas, ambientais e de saúde. 

Olhando para o futuro, com foco no presente, o Sinduscon lança campanhas próprias e apoia ações que buscam um amanhã melhor nas áreas da segurança pública, da saúde e do bem-estar social nas cidades onde atua. Em sua ação mais recente, o sindicato se mobilizou em prol das famílias atingidas pelas chuvas intensas ocorridas no final de março, em Itapema. Estas pessoas receberam auxílio dos empresários da construção civil, que doaram valores para a compra de insumos e também mobilizaram a cidade pedindo que ajudassem doando itens de necessidade a quem tanto perdeu. A campanha mobilizou a sociedade itapemense.

Paralelo a este trabalho, focamos firme na oferta de serviços aos nossos associados, nas mais diversas áreas de atuação empresarial, tanto ao empresário quanto à sua equipe de trabalhadores. E participamos ativamente do dia a dia das cidades onde estamos inseridos no sentido de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e com o crescimento sustentável. A construção civil da nossa região – ao longo dos últimos 15 anos – conquistou uma expressiva representatividade junto às instituições representativas nas esferas estadual, nacional e municipal. Temos ocupado este espaço e exercido nosso papel de participar das discussões que envolvem os rumos futuros da sociedade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.