Moradia como serviço: conheça essa nova forma de morar

As mudanças recentes no estilo de vida de parte da população influenciaram a forma como elas se relacionam com a moradia. São novos hábitos, muitos deles provenientes do home office, da busca de uma vida mais sustentável, da necessidade de serviços com qualidade, de mais conectividade, de compartilhamento e de viver experiências.

moradia-como-serviço
Housi Apartamento | Divulgação

Com estas novas demandas, surgiram no país empresas que adotam o conceito de Living As a Service, que em tradução livre significa Moradia como Serviço, substituindo a ideia de comprar pela de compartilhar, agregando muita tecnologia na operação.

Abordaremos o que é uma Moradia como Serviço, suas vantagens e traremos exemplos de empresas que estão tendo sucesso neste setor.

O que é e quais as facilidades de uma Moradia como Serviço

Consiste na aquisição de uma assinatura para ter uma habitação. É similar a uma reserva em um hotel onde o serviço é pensado de forma que o interessado consiga com facilidade alugar, cancelar ou mudar de locação. Assim, o morador não paga multa e não é exigido que avise com antecedência caso desista do aluguel. Nesta modalidade não há a necessidade de fiador e comprovação de renda.

A ideia básica é que seja pago um valor para ter acesso a um espaço completamente equipado (mobiliário, eletrodomésticos e utensílios de cozinha, por exemplo) e pronto para morar, com os valores já inclusos de condomínio, limpeza, IPTU, luz, gás e internet.

Este tipo de moradia é mais sustentável, pois, muitos desses empreendimentos contam com soluções de eficiência energética, como sistemas de captação de água da chuva e energia solar. Alguns também oferecem opções de atividades físicas, como academia, quadra poliesportiva e piscina, além de áreas comuns para convivência e eventos. Mercado, serviços de “streaming”, farmácia e restaurantes em muitos casos também estão no portfólio de serviços.

Pela internet, é possível escolher o apartamento e o tempo de permanência e fechar o negócio. O pagamento também é facilitado, incluindo pix, cartão e boleto.

Estes moradores, em geral, são jovens, sendo formados principalmente por estudantes, solteiros, casais sem filhos por opção e nômades digitais. Interessante para eles é a praticidade e o conforto na hora de morar, sem precisar se preocupar com a rotina de cuidados com a casa. E mesmo na hora de mudar, como tudo já vem equipado, basta fazer a mudança com as roupas e objetos pessoais, sem se preocupar com a compra de móveis e utensílios.

Housi: Uma das líderes deste mercado

Empresas dedicadas à locação residencial surgiram ou se fortaleceram nos últimos anos. Bons exemplos são Housi, Luggo (MRV), JFL, Yuca, Cyrela, Brookfield, Greystar, CPP e Rio Bravo.

Destaco a Housi, uma spin-off da Vitacon, que abriu para o portal Massa News como funciona a sua operação, bem como algumas de suas estratégias e planos para os próximos anos.

A Housi possui um portfólio de 80 mil unidades residenciais em mais de 120 cidades, com pretensão de aumento dessa carteira também na Europa e Estados Unidos. Desde a sua criação, a Housi cresceu de forma sustentável e com números robustos, cerca de 350% ao ano, com faturamento que chegou a mais de 100 milhões de reais no final de 2022.

A Housi funciona como uma administradora de imóveis. Um dos diferenciais dela é o Housi Decor, que cuida da decoração e de eventuais reformas no imóvel. Mas, o negócio central é a entrega de serviços conectados acessados pelo Appspace (app da Housi). Ele fornece soluções integradas para gerir de forma eficiente os recursos, incluindo eletricidade, água, gás e outros serviços essenciais.

Além disso, a plataforma oferece soluções de segurança, comunicação e entretenimento para os moradores e funcionários do edifício. Tudo é conectado através de APIs (programas) e funciona como um sistema operacional que permite a aplicação de infinitas soluções, como lavanderia automatizada, mercado autônomo, carro compartilhado, banho e tosa dos pets, bicicletas elétricas, streaming, brinquedos, massagem e conectividade de alta velocidade.

É como se a Housi fosse um sistema operacional dos prédios: da mesma forma que o Android e o iOS transformaram os smartphones com seus sistemas operacionais, a Housi busca ser o cérebro por trás da operação de uma moradia inteligente.

Com o Appsspace também são feitos agendamentos online de serviços 24 horas, locação de áreas comuns, recebimento de pagamentos diretamente pelo app, monitoramento avançado, envio de relatório detalhados, visão geral do calendário e agendamentos e gerenciamento dos moradores.

O Appspace tem uma grande capacidade de integração com outros sistemas e aplicativos, como pagamentos online e sistemas de segurança, permitindo que os administradores de edifícios gerenciem todas as suas necessidades de construção em um único local, o que é mais eficiente e conveniente. São muitas empresas parceiras conectadas e que oferecem serviços aos moradores, tais como: Ifood, Pizza Hut, Renault, Samsung, OMO, Petz e outros.

Aprofundamos mais este conceito ao entrevistar alguns executivos e empreendedores que têm parceria com a Housi, entendendo como eles operam e adequam os produtos imobiliários às demandas locais.

  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço
  • moradia-como-serviço

Maringaense demanda produtos imobiliários inovadores 

No Noroeste do Paraná, falamos com Evandro Rodrigues, CEO da Bravo, empresa que atua em Maringá, para entender os pilares da aproximação com a Housi. A Bravo “é uma empresa jovem que busca agregar valor para os clientes e investidores através de conceitos da nova economia, tais como compartilhamento, conforto, sustentabilidade, gentilezas urbanas, entre outros”, relata Rodrigues.

O executivo comentou que em 2019 a empresa “detectou a existência de um público consumidor formado por solteiros, casais jovens e estudantes universitários que valorizam o compartilhamento. E, surgiu a proposta de fazer algo diferente e com um discurso sólido para atender os investidores e este público consumidor“. Um número relevante é que, segundo o SEBRAE do Paraná, 38% dos domicílios de Maringá são ocupados por uma ou duas pessoas. E são mais de 40 mil estudantes universitários na cidade.

Para atender esta necessidade, a Bravo lançou dois empreendimentos em regiões estratégicas do município. Ambos com excelente performance comercial. No Be Deodoro (zona 7) 89% das unidades foram vendidas. É uma arquitetura diferenciada, com vários atrativos como piscina de borda infinita, roof top, minimercado, coworking, espaço fitness no 8º andar com vista para a cidade, pet house, lavanderia, bicicletário, store house, grab & go, ferramentas compartilhadas, sports bar, wifi de alta qualidade, vagas de garagem com infraestrutura para carregamento de carros elétricos e espaço gourmet. 

Por sua vez, o Be Garden (Centro Cívico), que já tem 72% das unidades vendidas, é um complexo residencial de alto padrão em uma torre de 22 andares e 264 unidades e que foi, segundo a Bravo, o primeiro residencial do mundo no metaverso. É o primeiro empreendimento de Maringá a oferecer piscina com borda infinita no rooftop e Open Mall na frente do edifício. Com um estilo único, foi projetado com inteligência e alinhado às mais modernas tendências de arquitetura, valorizando a natureza, a experiência e a inovação. Vale destacar que o BE Garden é o primeiro residencial na região a conquistar as pré-certificações WELL International e GBC Condomínio, ambas padrão ouro, que garantem que o empreendimento é sustentável.

Neste ano será lançado o Be Bonifácio que segue o mesmo conceito. Neste empreendimento será incorporado o conceito modular (flexibilidade de unir unidades horizontal ou verticalmente), criando um apartamento exclusivo com design único, que será mais valorizado na hora da venda ou locação.

  • moradia-servico
  • moradia-servico
  • moradia-servico
  • moradia-servico
  • moradia-servico

Capital paranaense adere à Moradia por Assinatura 

Também conversamos com Gabriel Falavina, diretor de desenvolvimento imobiliário da Altma, incorporadora curitibana que tem previsão de lançar 200 milhões de reais em VGV – Valor Geral de Venda, nos próximos doze meses. A missão da empresa é ser a principal  referência em inovação em produtos imobiliários de Curitiba, com foco em produtos com  identidade e personalidade.

Falavina comentou que “neste ano serão lançados dois empreendimentos. Um residencial de alto padrão no Bigorrilho, com a Hiex, cujos detalhes ainda não foram liberados. Chamado de MYTÁ, o empreendimento deverá ser um marco para a cidade, sendo um dos pontos altos a implantação de uma floresta privativa, com espécies nativas da Mata Atlântica, no próprio condomínio”. Outra aposta da empresa é o primeiro Student Housing do Paraná, em frente ao campus universitário da PUC – Pontifícia Universidade Católica. No terreno, o executivo explicou que a “Altma já construiu uma praça de uso comunitário, que ficará à disposição dos moradores da região e estudantes até o início das obras”. 

A jovem incorporadora também assina com a Hiex o Árten, no Água Verde, cujo edifício será o primeiro carbono zero do Brasil. O empreendimento recebeu o prêmio Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná) como o mais sustentável do Paraná entre todos os lançamentos de 2019 a 2021 no estado. Também entregou recentemente o Reserva Wies, que teve a maior valorização do metro quadrado da capital. 

E, com o Vibe, no Água Verde, a Altma trouxe a Housi para Curitiba. O empreendimento terá 130 unidades residenciais, com áreas de 19 a 34m². São apartamentos de 1 e 2 quartos, além de estúdios, que poderão ser locados para curtas ou longas estadias. A entrega está prevista para agosto deste ano. Um sucesso absoluto de vendas,  com 100% vendido em seis meses, para investidores. Para Falavina, dois pontos foram fundamentais para este sucesso. “O conceito de compartilhamento que a empresa trouxe de forma inédita para Curitiba e a localização estratégica, em uma região com carência de  hotéis e apartamentos de melhor padrão para locação para jovens solteiros e executivos. Boa parte deles querem comodidade, praticidade e viajam com frequência”. O projeto do Vibe inclui áreas de lazer como terraço com sky bar, para um happy hour ao ar livre, que inclui até cinema. O edifício também terá estações de bike e car sharing, com a estrutura para carregamento de veículos elétricos.

  • living-as-a-service
  • living-as-a-service
  • living-as-a-service
  • living-as-a-service
  • living-as-a-service
  • living-as-a-service

Campeche: segundo bairro de maior valorização em Florianópolis aposta em Moradia com Serviços

Finalmente conversamos com Jeison Quraitem, diretor da Ynvest, de Florianópolis. A empresa, especializada em estruturação de funding, tecnologia de dados e conexão com proptechs é um braço da Yes Empreendimentos. Quraitem comentou que “a cidade possui muitos jovens, grande parte deles desenvolvedores, solteiros, executivos e que aderem bem ao produto. Eles viajam muito e o conceito de  moradia como serviço tende a crescer para este público”. Ainda, ressalta que rapidamente a Yes percebeu que  “o Sul da ilha poderia receber bem um lançamento com este conceito que a Housi trabalha, até porque há uma falta de hotéis e de empresas que tenham uma gestão profissional residencial para os investidores”.

O empreendimento lançado é o Link, primeiro imóvel por assinatura de Florianópolis. Fica no Campeche, em uma das regiões mais valorizadas da capital catarinense, com beleza exuberante, próximo ao aeroporto internacional e a poucos minutos do Centro da Cidade.

O empreendimento tem duas 2 torres, com vagas para motocicletas, carros e carro elétrico, hobby box, depósito, oficina, área de serviço comum, espaço multiuso e pranchário. Na área de circulação há  recepção, academia, playground, pet place, coworking, átrio e vagas de garagem comerciais. Quanto às unidades privativas são lofts, studios garden, apartamentos e coberturas. 

Para garantir a rentabilidade imediata para o investidor, o empreendimento é entregue equipado, mobiliado, decorado e com enxoval completo, ou seja, o cliente pode locar apenas com a roupa do corpo. Assim, a compra do imóvel se transforma em um investimento facilmente rentabilizado e com aluguel totalmente operado pela gestão da Housi. Além de ter a função híbrida (o investidor também pode morar pelo tempo que quiser). 

  • o-que-e-moradia-como-servico
  • o-que-e-moradia-como-servico
  • o-que-e-moradia-como-servico
  • o-que-e-moradia-como-servico
  • o-que-e-moradia-como-servico

A moradia como serviço se apresenta como uma boa solução para quem procura praticidade, conforto e conveniência, combinando as comodidades de um hotel com a privacidade de uma casa e possibilidades de compartilhamento. De outro lado, para o investidor que já possui patrimônio estabelecido e faz outras aplicações, este tipo de imóvel é um elemento seguro de geração de renda.

A tendência é que cada vez mais veremos o imóvel como um canal para venda de produtos e serviços diversos e atendendo também outros públicos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.