Pavimentos urbanos de concreto surgem como alternativa no Brasil

Estudos recentes da ONU-Habitat apontam que, em 2050, teremos cerca de 68% das pessoas vivendo em áreas urbanas. E estamos falando de uma população global da ordem de 10 bilhões de pessoas, conforme o Banco Mundial. Com números tão expressivos, o planejamento urbano assume um papel fundamental nas políticas públicas e nas análises de negócios de empreendimentos privados. O foco das lideranças passa a ser propiciar uma melhor experiência aos cidadãos, mais comodidade, conforto, segurança e interação social nestes espaços.

pavimento-urbano-concreto
Curitiba (PR) (Avenida República Argentina) | Foto: Divulgação

Como bem explana o professor José Rocha Filho, diretor do Núcleo Urbano, “fala-se muito de aparatos e dispositivos tecnológicos, mas o fato é que, ao pensarmos em bairros e comunidades planejados, é importante focar nas práticas urbanísticas que visem uma infraestrutura ótima que permita uma maior integração com outros bairros e cidades, uma melhor qualidade de vida de seus moradores, além de aproximar as pessoas ao contato com a natureza. O ideal é possibilitar que as pessoas andem a pé”.

Neste contexto, um tema até então não abordado com a relevância devida passa hoje a ter um papel fundamental: a rua. Ela possui um papel fundamental na vida social urbana, pois deixa de ser somente um espaço de circulação e mobilidade, interferindo diretamente na questão sustentável de uma forma ampla (desenvolvimento econômico, social e ambiental). É na verdade o retrato da cidade ou do bairro.

E, hoje basta um rápido olhar para o nosso sistema viário e arruamentos internos de empreendimentos para perceber que boa parte dos pavimentos ainda adotam material asfáltico. Asfaltar é até um sinônimo de pavimentação urbano (rs). Mas este cenário tende a mudar, a exemplo de outros países ao redor do mundo, em virtude da comprovada eficiência dos pavimentos de concreto e do trabalho educativo realizado por instituições, associações e universidades. 

Pavimentos urbanos de concreto já existem no mundo

Falar de soluções de pavimentos urbanos de concreto não é nenhuma novidade. Cidades norte-americanas (Los Angeles, Portland e Bellefontaine), Bogotá (Colômbia), Puebla (México) e Ontário (Canadá) são alguns exemplos de cidades que já utilizam há muitos anos o concreto em pavimentações urbanas. Algumas destas ruas têm mais de 100 anos e ainda estão em operação.

Para que você possa compreender melhor o assunto, falamos com o engenheiro Alex Maschio, do Instituto Ruas, para entender os porquês deste movimento. Para o especialista, “o uso do pavimento urbano de concreto traz um impacto positivo desde a sustentabilidade ambiental até aspectos socioeconômicos”. Ainda, para ele, “o pavimento de concreto acaba por tornar melhor a vida das pessoas. Pode durar décadas, aumenta a segurança no tráfego de veículos (maior abrasão superficial), resguarda a extração de matéria-prima, impacta em um menor volume de escavação, absorve menos calor, reduz custos de iluminação, propicia menor emissão de CO2, torna o ambiente com temperatura muito menor (pode ser reduzida em até 18ºC em relação àquelas medidas na superfície de pavimentos asfálticos) e tem custo mais baixo e é muito mais durável que o seu principal concorrente”.

Maschio também destaca que na “Argentina 51 % da malha urbana adota concreto nas vias. No Chile este número é 65%”. Aqui no Brasil o número de vias em concreto, que havia desaparecido no século passado, vem ganhando espaço dia após dia. Existe um trabalho consistente de associações, universidades e urbanistas na área de educação mostrando os benefícios do concreto em pavimentações urbanas. Quanto à capilaridade dos serviços de concretagem são mais de 1700 pontos de carga de concreto em todo o país e frota superior a 20 mil caminhões betoneira.

Abaixo vários exemplos de uso do pavimento urbano de concreto. Assista ao vídeo do projeto desenvolvido nas ruas centrais de Balneário Barra do Sul em Santa Catarina e observe algumas imagens de obras recentes:

  • pavimento-urbano-concreto
  • pavimento-urbano-concreto
  • pavimento-urbano-concreto
  • pavimento-urbano-concreto
  • pavimento-urbano-concreto

Mas não existem somente obras públicas. Um caso recente e emblemático de pavimentação urbana de concreto é o da Urba, uma empresa do Grupo MRV. Com o suporte da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o bairro planejado Smart Urba Vila Profeta (768 lotes residenciais), em Campinas (SP), adotou a solução de concreto.

Concebido como um bairro inteligente, o empreendimento servirá como referência técnica para a utilização do pavimento urbano de concreto em outros projetos da Urba. A solução deverá ser adotada em outros loteamentos da empresa em todo o país. O empreendimento está em fase de execução na divisa com Sumaré, a cerca de 3 km da Rodovia Anhanguera e segue o modelo de bairro planejado aberto. 

pavimento-urbano-concreto
Foto: Divulgação

Então, se prepare! Você será impactado a cada dia por mais obras de pavimentação em concreto. E você, o que acha desta solução? Já viu aí na sua cidade? Teremos uma substituição massiva do asfalto pelo concreto no sistema viário? Gostaríamos de saber a sua opinião.

Sobre o autor

Edvaldo Corrêa (@edvaldocorrea) é tecnólogo em Construção Civil, Corretor de Imóveis, Licenciado em Educação Profissional e Pós-graduado em Gestão de Instituições de Ensino Técnico. Tem mais de 30 anos de experiência em empresas de educação, consultoria e construção civil. Trabalhou em empresas como Senai, Sebrae, Pini, Pioneira da Costa, Grupo Noster e TecVerde, em cargos técnicos e executivos. Hoje atua como Advisor, Consultor e Palestrante em temas voltados a Gestão e Inovação para empresas de toda a cadeia produtiva da construção.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.