Shoppings e condomínios residenciais adotam conceito ‘pet friendly’

Durante o período da pandemia, houve um crescimento de 30% no número de pets (animais de estimação) nos lares brasileiros (Radar Pet 2021/COMAC) e a expressão ‘pet friendly’, que significa que um ambiente é adequado para receber os animais domésticos, ganhou ainda mais relevância.

shoppings-pet-friendly
Foto: Divulgação

Esta tendência tem impactado de forma positiva diversos segmentos da economia, promovendo mudanças profundas no que diz respeito às ações, serviços e regras relacionadas ao mundo dos animais domésticos.

Os animais domésticos fazem parte de uma população estimada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) da ordem de 149,6 milhões e em boa parte dos lares eles já são considerados membros da família. Deste total, 58,1 milhões são cães e 27,1 milhões, gatos. Os números são corroborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ainda prevê uma tendência de crescimento dessa população, com estimativa de que somente a fatia de cães e gatos no Brasil chegue a 101 milhões de animais até 2030.

Diante deste cenário, os tutores procuram identificar espaços que sejam mais agradáveis aos seus animais. 

Pets são bem-vindos na maioria dos shoppings brasileiros

O setor de shopping centers aderiu à tendência, promovendo inúmeras ações e serviços com o objetivo de tornar os seus espaços cada vez mais adequados e harmônicos, considerando a crescente presença de animais de estimação.

O levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) também revela o peso do comércio de pet no varejo de shoppings e aponta que em 41% deles há pet shops, sem contar as lojas com produtos mais específicos como banho e tosa, comida, equipamentos, acessórios e produtos veterinários.

De acordo com o Boletim Tendências e Oportunidades da Abrasce, em 91% dos estabelecimentos os animais de estimação são permitidos e podem passear na companhia de seus melhores amigos.

O Ventura Shopping, em Curitiba, é um bom exemplo de ambiente pet friendly. Existem algumas regras simples de conduta no mall, como por exemplo cuidar do comportamento do animal para não incomodar outros clientes, circulação com coleira e guia e a proibição de acesso à praça de alimentação, por uma orientação da Vigilância Sanitária. Mas o shopping está estudando um local adequado para que os tutores possam desfrutar da praça de alimentação com os pets.

As lojas do Ventura que adotam esta tendência têm um adesivo sinalizando. E existe uma operação voltada exclusivamente para os pets: o Hiperzoo, que inclui além das vendas de produtos, parceria com ONGs de proteção a animais voltadas para atividades de adoção e/ou vacinação.

O Ventura está se adequando para ter bebedouro em todas as portarias e coletor de resíduos. Para a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal, “o Ventura Shopping é um ambiente democrático e nosso objetivo é oferecer momentos de lazer para quem nos visita. Sendo assim, os animais de estimação também podem aproveitar o nosso espaço”.

O Cinesystem do Ventura realiza programação especial para famílias que possuem animais de estimação, o ‘CinePets’. A ação permite que os cinéfilos possam assistir aos filmes acompanhados do cão de estimação, uma vez por mês, sempre no terceiro sábado.

Paralelamente à ação, geralmente é convidada uma ONG que fica no empreendimento pouco antes da apresentação, promovendo uma feira de adoção de cães. Os animais ficam em um espaço reservado na entrada do cinema para que o público possa conhecer cada um deles, conversar com os protetores sobre o processo de adoção responsável e, quem sabe, voltar para casa com um novo amigo de quatro patas.

Shopping ventura promove feiras de adoção de cães | Foto: Divulgação

Os animais não pagam ingresso. O tutor, porém, precisa ficar o tempo todo ao lado do seu cãozinho. A sala de cinema é adaptada para a ocasião com 30% de volume de som mais baixo e a luminosidade diferente do habitual, deixando o ambiente mais agradável aos olhos e ouvidos do pet, mas sem que os humanos percam a qualidade do filme, por exemplo. Após finalizada a sessão, todo o espaço passa por higienização. As normas de distanciamento social e protocolos de bem-estar também são aplicadas com rigor e devem ser seguidas por todos. 

Existem também algumas regras para quem for participar. A primeira delas é que as poltronas são reservadas para os donos, os cachorros podem ficar no colo ou no chão. Estão liberados cães de pequeno e médio porte e que sejam sociáveis. Além disso, todos os animais precisam estar com as vacinas em dia e usar coleira. Ração e petiscos, assim como água – em recipientes adequados – são permitidos. 

O City Center Outlet Premium, em Campo Largo, um dos mais novos shoppings da região metropolitana de Curitiba, também é um ambiente pet friendly e está se preparando para inaugurar o Pet Park, implantar bebedouros para os animais e iniciar eventos direcionados para os pets.

Condomínios curitibanos se adequam com soluções para os pets   

O setor da construção civil também está assimilando a mudança de comportamento do consumidor imobiliário brasileiro e investindo em soluções para pets nos novos empreendimentos. Além de espaços pet protegidos e jardins com grama natural, soluções como os aplicativos de cuidadores e passeadores de cães estão entre os itens oferecidos para as chamadas ‘famílias multiespécie’, que consideram o bichinho de estimação um membro da família.  

A curitibana Incorporare, criada pela Andrade Ribeiro, lançou em uma região tranquila e estratégica do Campo Comprido, com acesso fácil à Eduardo Sprada e à BR Contorno Sul, o Villaggio San Fratello, empreendimento que fica próximo a mercados, farmácias, universidades e outros pontos de interesse.

Neste empreendimento, a empresa planejou nas áreas comuns: academia, playground, espaço zen, salão de festas, churrasqueira com pergolado, área arborizada e espaço pet.

condominio-pet-friendly
Espaço Pet – Villaggio San Fratello Incorporare | Foto: Divulgação

Ana Paula Zoller Ribeiro, sócia e diretora da Incorporare, afirma que há uma “atenção da empresa com a inserção dos pets na vida das famílias e que existirão nos empreendimentos futuros novidades que vão além dos espaços físicos, no caminho das parcerias com empresas que atendem ao conceito pet care”. A obra será entregue em janeiro do próximo ano. 

A ALTMA é outra incorporadora curitibana que adotou uma série de soluções voltadas à qualidade de vida e conforto dos pets, donos e demais moradores nos últimos lançamentos da marca.  

Para o diretor de desenvolvimento imobiliário da ALTMA, Gabriel Falavina, a inclusão de áreas de uso comum voltadas para moradores com seus pets está entre as mais marcantes tendências na área de moradia atualmente. “Especialmente nos empreendimentos pensados para atender às expectativas do público jovem, é preciso levar em conta o fato de que cada vez mais casais optam por não ter filhos ou por ter filhos mais tarde. Então, especialmente entre pessoas com menos de 35 anos, a família é composta por um casal e um cachorro, por exemplo, ou uma pessoa solteira com um ou mais pets. Diante desse cenário, pensar na gestão do pet é importante desde a concepção do projeto arquitetônico e de paisagismo”, avalia.  

No Vibe, em construção no bairro Água Verde, o espaço pet com gramado e pet agility (playground para animais de estimação) é um dos destaques da ampla área de uso coletivo do empreendimento. Com portão de acesso, a área garante espaço para a movimentação dos animais de estimação, com toda a segurança e comodidade para os futuros moradores. O edifício é o primeiro do Paraná exclusivo para moradia por assinatura e tem a parceria da startup Housi.

Com entrega prevista para o segundo semestre de 2023, o condomínio tem apartamentos compactos e complexo também com sky lounge, open cinema, central de delivery, academia profissional, coworking, lavanderia coletiva, espaço gourmet, pizza place e salão de festas. Além disso, os futuros moradores poderão contar com o hub de serviços digitais da startup, que inclui aplicativos de compra, delivery, streaming e serviços para famílias com pets, como agendamento de passeios e leva e traz das creches para cães.

pet-friendly-condominio
Pet Place Vibe – Altma | Foto: Divulgação

No Árten, residencial de alto padrão em construção na região do Cabral e Juvevê em parceria com a HIEX Empreendimentos, a incorporadora incluiu no projeto de áreas de uso compartilhado um espaço de cerca de 60 m² de grama natural.

A proposta é que os moradores possam descer com os animais de estimação em qualquer horário para passear com os pets. Além da conveniência, a solução representa segurança, já que evita a necessidade de caminhar à noite na rua.

A opção pela grama natural em vez da sintética foi feita para garantir mais higiene em relação à oferecida pelo material sintético, além de um maior conforto aos animais. 

espaco-pet-friendly-shoppings
Espaço Pet Árten – Altma | Foto: Divulgação

Entre os próximos lançamentos da ALTMA e HIEX, o primeiro empreendimento da capital no modelo student housing (moradia para estudantes) terá, entre outros serviços conveniados, o de creche para que os universitários deixem os bichinhos de estimação enquanto estão em aula. O residencial será construído em frente ao campus da PUC-PR, no bairro Prado Velho.  

No terreno, as incorporadoras já construíram uma praça de uso compartilhado, com gramado, quadra de beach tennis, meia quadra de basquete, além de módulos multiuso. Até o início das obras, previsto para o mês de dezembro deste ano, o espaço está aberto para a comunidade da universidade e moradores da região. O projeto prevê uma área de convivência aberta ao público em frente ao edifício, que deve servir também para o lazer com os pets.

“Sendo um empreendimento concebido para ser o lar dos universitários durante o período da faculdade, decidimos incluir espaços comerciais nessa praça. E a proposta é que todos sejam ocupados por serviços que atendam às necessidades do nosso público-alvo, como academia, café, lavanderia e pet shop, por exemplo”, conclui Falavina.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.