O que a pílula anticoncepcional faz no corpo da mulher?

Mais de 80% das mulheres brasileiras são usuárias de pílulas contraceptivas, muitas com o desejo de não engravidar. Sempre foi nos apresentado como única opção para alcançarmos nosso desejo, mas nunca nos é explicado como essas pílulas funcionam e porque elas causam tantas reações adversas.

pilula-anticoncepcional
Foto: Freepik

Por mais que vivemos um momento em que a ginecologia tem buscado “perfeição” dos métodos esse nunca será alcançado já que a única opção é alterar algo que é natural, o ciclo menstrual.

As pílulas consumidas diariamente são compostos de dois hormônios, sintéticos combinados: um progestágeno semelhante a progesterona – e um estrógeno – semelhante ao estrogênio.

Veja também:

Essa substituição dos hormônios não faz bem para a mulher, não permitem que ocorra algo que é tão importante e saudável que é a ovulação. São três mecanismos de ação: impedem a ovulação, alteram o muco cervical e afetam o endométrio.

Muitos problemas podem ser resultados dos contraceptivos hormonais, você não precisa mais dele para não engravidar, tem um ciclo menstrual saudável é essencial para sua saúde.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.