“O ciúme é o tempero da relação”. Será?

Certamente você já ouviu que o ciúme apimenta a relação. Venho com toda a experiência em atendimento a casais dizer que sim, o ditado procede – o ciúme é um ingrediente que pode deixar o relacionamento mais gostoso.

ciume-relacao
Foto: Divulgação/Adobe Stock

A grande questão é que não é raro perdermos a mão nesse tempero e o que era para ser um ‘incremento’ vira um excesso, um peso e, por vezes, nos faz perder o prato todo.

Buscando a ótica positiva, o ciúme saudável é aquele que é demonstrado em situações pontuais, é o zelo, o cuidado. São atitudes que não geram desconforto para nenhuma das partes, apenas uma sensação de estar sendo protegido e valorizado. O ciúme positivo é o tempero que deixa aquele gostinho leve, quase imperceptível ao final de cada garfada.

Por outro lado, podemos identificar o ciúme como um sentimento prejudicial quando o zelo e o cuidado dão lugar ao controle, ao sentimento de posse e à vigília constante. Tais sentimentos alimentados pela insegurança.

Nesse caso, há sofrimento, tanto da parte de quem sente quanto de quem recebe, e é nesse contexto que o tal tempero vira um ingrediente destrutivo, dando forma a relacionamentos abusivos, sufocantes e até fatais.

Como diferenciar o ciúme saudável do doentio

Ao nos entregarmos para um relacionamento, temos a tendência de romantizar algumas atitudes ruins a fim de fazer dar certo. Alguns comportamentos devem ser vistos como um sinal de que algo não vai bem e precisa ser ajustado e/ou corrigido. Entre eles:

  • Exigência de exclusividade: Alimenta ao outro a sensação de que ele/ela é a única pessoa que se importa e quer seu bem. Incentiva o afastamento de amigos e familiares.
  • Excesso de controle: Faz com que o outro sinta-se na obrigação de relatar e justificar todos os seus passos. Onde foi, com quem e por quê.
  • Monitoramento: Invasão de telefones, redes sociais, e-mails. Em alguns casos exige ter a senha de tudo.
  • Exclusão da vida social: O casal deixa de participar de eventos a fim de evitar que o outro se interesse por alguém.

Fique atento ao ciúme patológico

O ciúme dado como patológico é progressivo e perigoso, portanto, tão logo identificado, deve passar por acompanhamento profissional. O tratamento consistirá em entender as causas, ressignificá-las e treinar habilidades para lidar com possíveis gatilhos emocionais.

Sobre a autora

Elaine Damasceno (@elaine_damascenoo) é terapeuta de casais e idealizadora da Comunidade Vida de Casada, um espaço de acolhimento a mulheres que buscam evolução como esposas. Psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC); certificada em Coach com formação em Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); especialista em Inteligência Emocional com ênfase em Família (IBC); especialista em Análise Comportamental (IBC); Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – Unopar. Casada com Bruno Santos, mãe de 3 (Nicolle, Luiza e Theo).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.