Não há como negar, falando de relacionamentos, que o beijo é o começo de tudo. De tudo mesmo. Arrisco a dizer que o beijo é uma ferramenta, inclusive, usada na seleção de parceiros. Ou você nunca viveu aquela situação do crush perfeito, mas quando beijou, algo não encaixou e o romance não vingou? Pois bem…
Se na época que estávamos ‘na pista’ o beijo já tinha sua importância, seguindo a evolução do romance, no namoro ele também era protagonista. Longos, molhados e frequentes! Com toda essa vontade de beijar a conexão sexual ia muito bem, obrigada!
Enfim casados! As responsabilidades, filhos, contas, tarefas domésticas preencheram o dia a dia do casal e cadê ele? Nosso protagonista virou figurante, só aparece no oi, no tchau e na cama – isso quando aparece.
Uma das mais frequentes queixas que recebo em meus atendimentos a casais é a falta de conexão sexual. Quando pergunto sobre o beijo, recebo sempre a mesma risadinha sem graça. Alguma dúvida que se ele faltar, o game acaba?
Preciso ressaltar que os benefícios do beijo vão além do sentimental, emocional, afetivo. Ele também está ligado a questões fisiológicas, pois libera hormônios como a serotonina e dopamina (responsáveis pela sensação de bem-estar, excitação e otimismo), além de estimular a circulação do sangue em nosso corpo.
Então, a dica de hoje é a seguinte: se seu sonho é viver um casamento com clima de namoro, comece pelo básico – beijando. Não economize um ingrediente que foi o responsável pela primeira conexão física de vocês. Além disso, considerando que o sexo não começa na cama, invista em beijões em momentos inusitados, seu casamento nunca mais será o mesmo. Eu garanto.
Sobre a autora
Elaine Damasceno (@elaine_damascenoo) é terapeuta de casais e idealizadora da Comunidade Vida de Casada, um espaço de acolhimento a mulheres que buscam evolução como esposas. Psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC); certificada em Coach com formação em Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); especialista em Inteligência Emocional com ênfase em Família (IBC); especialista em Análise Comportamental (IBC); Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – Unopar. Casada com Bruno Santos, mãe de 3 (Nicolle, Luiza e Theo).