Não veja seu casamento como uma partida de futebol

Quando uso essa frase em meus atendimentos, em um primeiro momento, soa como loucura da terapeuta (eu, no caso), mas vamos analisar juntos… Quem nunca? Pense comigo:

briga-casal-discussao
Foto: Divulgação/Adobe Stock

Rolou uma discussão ontem à noite e hoje pela manhã a esposa já está pendurada ao telefone contando tudo para sua mãe ou para sua melhor amiga, ou então, a esposa exagerou nos gastos e a equipe toda do trabalho do marido já está sabendo e dizendo: “nossa fulano, você trabalha tanto, sua esposa deveria entender que … blablabla”

A coisa fica ainda pior quando, em um jantar com amigos, de sobremesa é servido o assunto da discussão da semana passada. Tudo é lembrado (e até aumentado) para que os amigos tomem partido, como juízes. Resultado: climão e toda a discussão (que inclusive já tinha sido resolvida), vem à tona.

Vejo cônjuges encarando seus parceiros como adversários, exatamente como em um jogo. É uma vantagem enorme quando terceiros ouvem e dão razão, e minha pergunta é sempre a mesma: ganha-se o que com essa vantagem? Encarar o cônjuge como oponente cria um laço de competição, afetando diretamente a conexão do casal, ainda que não se sinta de imediato.

Desabafar com amigos, por mais bem-intencionados que sejam, pode ser perigoso. Ao eleger um ombro para desabafar é necessário entender que a primeira intenção será sempre te acalmar, e nesse comportamento pode haver um erro de interpretação, pois você sairá dessa conversa com a validação da sua raiva, inflamando seu comportamento e, sobretudo, seu casamento.

Também precisamos considerar que cada conexão é única. O que funciona para o casal Ana e João pode não funcionar para a Maria e Pedro, cada um traz sua bagagem, sua visão do que é um casamento e, sobretudo, suas expectativas, tornando a arte de “espelhar-se” no casamento alheio completamente destrutiva.

Entendam, casamento não precisa de torcida, juízes, plateia ou testemunhas. Para o amor vencer por goleada, o entendimento que só vocês sabem o que sentem, o que passam e o que querem é fundamental. Blindar a relação das opiniões alheias é sinal de maturidade. Experimentem, será surreal, EU GARANTO.

Sobre a autora

Elaine Damasceno (@elaine_damascenoo) é terapeuta de casais e idealizadora da Comunidade Vida de Casada, um espaço de acolhimento a mulheres que buscam evolução como esposas. Psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC); certificada em Coach com formação em Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); especialista em Inteligência Emocional com ênfase em Família (IBC); especialista em Análise Comportamental (IBC); Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – Unopar. Casada com Bruno Santos, mãe de 3 (Nicolle, Luiza e Theo).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.