É possível engravidar usando anticoncepcional?

Tenho certeza de que se essa matéria te chamou atenção é porque você conhece ou já ouviu boatos de algumas mulheres que, mesmo usando contraceptivos hormonais, engravidaram.

engravidar-usando-anticoncepcional
Foto: Freepik

Podemos falar aqui de vários métodos, seja pílula, injeção, DIU, adesivo entre outros métodos artificiais, até mesmo vasectomia e laqueadura. São 5 anos que conheço histórias de muitas mulheres, e a dúvida de que cada mulher é única não existe mais a bastante tempo.

Pude comprovar o quanto todos os métodos hormonais são falhos e não trazem nenhum beneficio para a mulher. Pelo contrário, desde a primeira pílula ingerida a mulher se sujeita a conviver com dores de cabeça, inchaço, alterações de humor, falta de libido e por ai vai, a lista é bem grande.

O objetivo pelo qual é usado falha. Além todos os males já causados, a mulher precisa passar por um processo psicológico de aceitar a gestação que aconteceu sem uma preparação — não porque o filho não será muito amado, mas simplesmente porque os contraceptivos nos dão a ideia que podemos “fugir” de tal consequência da relação sexual, trazendo mais uma vez o pensamento de que o corpo feminino é um objeto de prazer.

Veja também:

Você sabia que uma das primeiras pílulas do mercado teve a propaganda: “Calma garotos, agora eu uso pílula”?. A divulgação teve o objetivo de mostrar que os homens não precisariam mais se preocupar em ter filhos, apenas usar do corpo feminino como um mero objeto de prazer. Caso você queira saber mais sobre esse assunto não esquece de seguir meu perfil lá no Instagram @biasgranado.

Você ainda deve estar se perguntando: “Como engravidamos usando pílula?”. As primeiras pílulas tinham uma grande dosagem de hormônios, o que garantia 100% de inibição da ovulação. Porém, os seus efeitos eram muito maiores do que os que conhecemos hoje em dia.

Então temos as pílulas de hoje com doses hormonais menores que possuem 3 efeitos: inibir a ovulação, alterar o muco cervical e alterar o endométrio. Mas o que acontece é que nem sempre a ovulação é inibida, isso pode acontecer com uso errado da droga ou dispositivo ou medicações que bloqueiam e alteram o efeito. Sendo assim, os outros 2 efeitos entram em ação, mas nem sempre sua eficácia é alta — gerando, assim, as gestações não esperadas.

E então o que devemos fazer quando isso acontece? Iniciar o pré-natal e procurar o médico. É claro, conhecer o método de ovulação Billings que trará para você, mulher, o conhecimento adequado do seu ciclo menstrual e a consciência de responsabilidade das relações sexuais, trazendo um verdadeiro empoderamento feminino.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.