Bariátrica não é procedimento estético

Estão falando de cirurgia bariátrica como se fosse um botox ou um preenchimento labial. Não, pessoal!

bariatrica-procedimento-estetico
Foto: Divulgação/Adobe Stock

Você realizar um procedimento que vai deixar seu estômago do tamanho de um copinho de café não é algo tão simples assim!

Eu lembro que até uns 10 anos, quando se falava em operações do tipo, eram em casos extremos, pessoas com níveis absurdos. Hoje em dia, o que mais tem chegado até mim são casos de pessoas com 30/40kg de sobrepeso, abaixo dos 30 anos, sedentárias e que escolheram o procedimento POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

Em regra, o que a cirurgia bariátrica fará? Diminuirá a capacidade da pessoa de comer. Ou seja, fará com que ela coma menos. Já entendeu a questão? Não é a cirurgia e sim COMER MENOS. E não é necessário cirurgia para se comer menos. Talvez se precise de ajuda profissional para uma alimentação melhor, para um melhor equilíbrio psicológico, para um treino eficiente e até mesmo em, casos necessários, o uso de medicamentos. E a ironia é que sendo ou não bariátrica a pessoa terá que fazer as mesmas coisas, a diferença é que a cirurgia traz consequências e transformações para o resto da vida.

Sobre dados, mais da metade volta a ter ganho acentuado de peso após dois anos e muitos voltam ao peso de antes. Saúde e estética muitas vezes com sequelas devido à pouca ingestão de nutrientes por incapacidade de ingestão de alimentos, perda acentuadíssima de massa muscular e força. Além de maiores riscos de problemas com álcool e medicamentos.

Não romantize uma operação! Sim, existem casos, de uma minoria de pessoas, que fizeram a bariátrica e tiveram resultados excelentes! Mas advinha? Essas pessoas começaram a treinar, procuraram ajuda de profissionais para os acompanhar e não fizeram as coisas por conta própria.

No fim, o bom resultado sempre será por treinamento e alimentação adequada, e ninguém precisa passar pela faca para isso.

Sobre o autor

fabiano-tavares-colunista

Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.