Musculação: o segredo para deixar o corpo firme

A prática da musculação tem se mostrado não apenas eficaz para o emagrecimento, mas também como uma forma de minimizar os riscos de flacidez durante o processo. Por meio do treinamento de força, a musculação oferece uma série de benefícios que contribuem para uma queima calórica mais eficiente e sustentável.

beneficios-musculacao
Foto: Freepik

Em primeiro lugar, a musculação aumenta a massa muscular magra do corpo. Ao desenvolver músculos, o metabolismo basal é elevado, o que significa que o corpo queima mais calorias em repouso. Isso resulta em um aumento do gasto energético ao longo do dia, facilitando a perda de peso e reduzindo o risco de estagnação durante o processo de emagrecimento.

Além disso, o treinamento de força promove o fortalecimento dos músculos subjacentes à pele, o que pode ajudar a prevenir a flacidez à medida que a gordura é perdida. Enquanto emagrecemos, é comum que a pele perca elasticidade e firmeza, mas o desenvolvimento muscular pode minimizar esse efeito, mantendo a estrutura e o tônus da pele.

Outro ponto importante é que a musculação não apenas queima calorias durante o exercício em si, mas também aumenta o gasto energético pós-treino. Esse fenômeno, conhecido como EPOC (Excesso de Consumo de Oxigênio Pós-Exercício), significa que o corpo continua queimando calorias mesmo após o término do treino, contribuindo ainda mais para o déficit calórico necessário para a perda de peso.

Portanto, ao incorporar a musculação como parte de um programa de emagrecimento, é possível alcançar resultados mais significativos e duradouros, com menor risco de flacidez e uma queima calórica mais eficiente, proporcionando não apenas uma transformação estética, mas também melhorias na saúde e na qualidade de vida.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.