No frio precisamos ter cuidados redobrados para evitar lesões e mantermos a evolução. O aquecimento antes do treino é o mais importante na sua organização.
Quando falamos de treino de força, estamos falando de iniciar a atividade com o movimento que será executado com carga, porém com uma carga baixíssima primeiro.
Exemplo prático: se você for treinar pernas e o primeiro exercício for o agachamento livre, e digamos que nesse exercício você o faça com 100kg totais. O ideal é você primeiro aquecer com 20kg totais de carga, realizando cerca de 30 repetições bem tranquilo e aí sim, ajustar para a sua carga padrão e seguir seu treino.
Porém, em épocas de muito frio, pode ser válido uma série extra de aquecimento, iniciando primeiro com uma série com o peso corporal apenas, depois com cerca de 20% da carga total e, após isso, iniciar o treino com sua carga padrão.
Apesar de aeróbico não ser o aquecimento específico para treinos de força, em temperaturas muito baixas, pode ser adicionado como um aquecimento sistêmico, ajudando seu corpo a manter um melhor funcionamento como um todo.
Caso seja muito frio aí, a ordem então seria de 5 a 10 minutos de cardio + aquecimento com peso corporal + aquecimento com 20% da carga
Esse é apenas um exemplo generalista.
- Seja você o seu próprio herói
- Seja você seu próprio exemplo
- Gravidez não é doença, pode treinar sem medo
Se sua atividade for aeróbica, o ideal é iniciar bem tranquilo e ir aumentando a intensidade da atividade aos poucos.
Não esqueça da hidratação. Em épocas de frio ela é muito negligenciada e a má hidratação é sempre um problema. Outra dica importante é iniciar a atividade agasalhado e, caso necessário, você pode ir tirando as camadas de roupa ao longo da atividade. E cuidado também com o pós-atividade e choque térmico.
Vai por mim que teu corpinho vai agradecer.