Quem treina é mais inteligente

Estudos como ‘Exercise-induced neurogenesis in the adult brain’ (NeuroScience) e ‘Resistance Training Promotes Cognitive and Functional Brain Plasticity in Seniors With Probable Mild Cognitive Impairment’ (Archives of Physical Medicine and Rehabilitation), destacam a relação direta entre exercícios de força e neurogênese, que é a formação de novos neurônios.

exercicio-fisico-inteligencia
Foto: Adobe Stock

Essa reconstrução neuronal não é apenas teórica. A prática reflete-se em respostas metabólicas notáveis. Durante o treinamento de força, o corpo libera substâncias químicas como o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), conhecido por estimular o crescimento e a sobrevivência dos neurônios.

Isso contribui não apenas para o aumento das sinapses, as conexões entre os neurônios, mas também para uma melhoria funcional do cérebro.

Além disso, a atividade de força demonstrou impacto positivo na velocidade elétrica do cérebro. A eficiência cognitiva é aprimorada à medida que os impulsos elétricos entre os neurônios se tornam mais rápidos e eficazes. Essa agilidade cognitiva não é apenas percebida no ambiente de treino, mas transcende para a vida diária.

Portanto, ao levantar pesos, você está não apenas esculpindo seu corpo, mas também promovendo uma remodelação cerebral benéfica. Essa interconexão entre atividade física e saúde cerebral destaca o quanto nosso bem-estar físico e mental estão intrinsecamente ligados.

Portanto, o exercício de força não é apenas uma prática para aprimorar a forma física, mas também um investimento sólido na saúde cerebral.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.