Não faça parte das estatísticas

Por Fabiano Tavares

Foto: Reprodução/Adobe Stock

O Brasil é um país continental. E isso faz com que seus números assustem muitas vezes. Mas dessa vez eu sinceramente quero te assustar mesmo!

Mais da metade da nossa população está acima do peso, estamos falando de mais de 100 milhões de pessoas. É gente, hein! Atualmente se tem registrado mais de 15 milhões de casos de diabetes, fora casos ainda não registrados. Mais de 30% da população tem problemas de pressão alta, isso dá mais de 60 milhões de pessoas. Atualmente temos registrado 443 mortes por dia decorrentes de complicações ao tabagismo.

E sabe como tudo isso poderia ser evitado ou, pelo menos, amenizado? Com atividade física regular. A média semanal de atividade física no Brasil está na casa de 3h por semana, enquanto a média mundial são 6h. Ou seja, em regra o brasileiro se exercita metade do que outros países. E qual o resultado disso? Temos atualmente a 5ª maior população obesa do mundo.

Existe um consenso entre todos os profissionais de saúde a respeito de atividade física, não há nenhum que não diga que o tratamento não seria melhor se a pessoa não estivesse treinando. Até mesmo em casos de hipertenso e diabéticos, temos vários casos de diminuição significativa nos medicamentos após a prática de atividade física regular. Dependendo da situação, alguns chegam até mesmo a conseguir se livrar de vez de qualquer tipo de remédio.

Estamos próximos a fechar mais um ano. Que tal iniciar o quanto antes o projeto de ser um número positivo dos que melhoraram através da prática de atividade física?

Mesmo que talvez você diga que tem pouco tempo, pouca atividade é melhor do que nada. Eu tenho alunos que treinam 3, 4 vezes na semana por cerca de 30 minutos apenas e com ótimos resultados.

Eu só sei que se você quiser melhorar, sempre tem como. E com toda a certeza a atividade física será sua melhor amiga nessa jornada.

Sobre o autor

Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.