Nem sempre ser feliz é o que mais importa

Quando as pessoas querem fazer algo, independentemente das circunstâncias, a frase “o importante é ser feliz” logo aparece.

Mas não, o importante nem sempre é ser feliz. Pois o que se entende por felicidade pode ser alterado dependendo do momento e do que você está sentindo.

É pensando em ser feliz que a preguiça domina quem aperta o botão soneca e dorme ao invés de ir treinar. A maioria das pessoas que chega a um grau tenso de obesidade estava sendo feliz comendo tudo o que queria. Alguns, mesmo sabendo dos riscos da obesidade, ainda comem e fazem piada com os riscos. Para outros a felicidade é o sedentarismo, e pensar em fazer algum tipo de atividade é visto como sofrimento. Também tem os que se sentem felizes com hábitos que beiram a compulsão, magrezas excessivas, alimentação subnutrida, passando inclusive informações erradas para frente.

É pensando em ser feliz que alguns entram nas drogas, foi pensando em ser feliz que alguns entraram no alcoolismo.

Acredito que, se você pensa um pouquinho, já conseguiu entender o ponto de vista.

Na vida, não se pode resumir felicidade apenas em fazer o que se quer fazer. A vida de adulto requer que façamos coisas que não queremos para, depois, desfrutarmos do que então vai nos fazer felizes.

Então às vezes, para alguns, fazer dieta será meio sofrido. Mas se é o que você precisa fazer, então faça!

O exercício físico pode não ser o que você gostaria de fazer, mas é o que você tem que fazer? Então faça!

Eu, por exemplo, odeio o fato de ter que ir ao banheiro toda hora, mas se tenho que beber água e isso é uma consequência, então é o que temos. Você não é mais criança e não tem mais que agir por impulso. Pare de se comportar como uma criança mimada que só frisa o que não gosta e comece hoje a fazer o que você sabe que tem que ser feito!

Sobre o autor

Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.