Quer ter o corpo dos sonhos? ENTÃO DURMA!

Sua noite de sono determina como será seu dia, seu rendimento e até sua alimentação. Entretanto, a forma como você vive seu dia a dia pode determinar a qualidade da sua noite de sono. Ou seja, existem hábitos que estão interligados e podem mudar sua vida como um todo.


Por exemplo, uma noite mal dormida afetará seu rendimento e, ocorrendo isso, seu metabolismo liberará hormônios que farão você ter mais fome, e fome de fontes de energias rápidas e não tão boas. Fala sério, alguém que acorda cansado e de mau humor pensa em comer salada? Duvido!

No mesmo contexto, existe a mentalidade de autossabotagem quando falamos em atividade física. Se a pessoa se programa para fazer pela manhã, a falta de sono adequado vai criar a desculpa perfeita para continuar sedentário. E mesmo que a hora escolhida para ir se exercitar seja outra, a mentalidade do “tô cansado demais para ir” vai surgir com toda a certeza.

Algumas pequenas estratégias podem te ajudar a mudar sua qualidade de sono e fazer você começar a iniciar seus dias melhores. Primeiro ponto é evitar ao máximo acordar durante o sono, uma simples ida ao banheiro já interrompe o processo reparador do sono. É necessário dormir em média pelo menos de três a quatro horas para o sono iniciar sua função reparadora e liberação dos hormônios.

Dicas rápidas e básicas que vão te ajudar a ter melhores noites de sono:

  • evitar consumo de líquidos próximo a hora de dormir;
  • evitar consumir qualquer estimulante nas oito últimas horas antes de dormir caso você tenha sensibilidade (cafeína por exemplo, chega a ter efeitos no organismo por até 8h);
  • evitar dormir de barriga cheia;
  • praticar pelo menos 30 minutos de atividade física ao dia;
  • celular, meu povo, evitar o celular na cara na hora de dormir (quanto mais escuro estiver o ambiente, melhor é a qualidade do sono).

Vários fatores de saúde e estética estão ligados diretamente ao sono de qualidade: ganho e manutenção da massa magra, melhora cognitiva, queima de gordura (sim, você queima gordura durante o sono de qualidade), liberação de hormônios benéficos, melhora de imunidade, melhora de humor, maior disposição, além da diminuição do estresse.

Ou seja, dormir é vida!

O quanto antes, tente regular seu tempo e qualidade do sono, organize sua rotina para conseguir praticar atividade física e, por último e tão importante quanto, comece a escolher melhores opções para sua alimentação. Teu corpo e tua mente irão te agradecer.

Obs: antes de iniciar qualquer tipo de atividade física ou treinamento, procure sempre um profissional de Educação física devidamente credenciado.

Sobre o autor

Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.