2023 é coisa do passado

Por Gabriel Pianaro de Souza

2023-acabou

Em 2022 tive o privilégio de ser o primeiro colunista do Massa News neste novo projeto da Rede Massa da qual sou muito grato e feliz por fazer parte desta grande família. Tem sido um prazer e um aprendizado contínuo com todos vocês.

Desde que iniciamos, conversamos sobre dezenas de temas sobre marketing e tecnologia com objetivo de compartilhar conhecimento e cases de mercado para ajudar você, empreendedor ou profissional de marketing, a vender, fidelizar, atender e a desenvolver estratégias de marketing sustentáveis e de resultado.

Neste último bate papo do ano quero deixar algumas reflexões para 2023 que enxergo importantes para todos que estão no mercado e desejam crescer ainda mais no próximo ano. A primeira delas é extrair tudo de negativo que esteja assistindo, escutando ou vendo nos canais digitais, é um momento importante para as empresas e, se você deseja continuar crescendo, precisa ser otimista extraindo o pessimismo do negócio.

Pensar sempre a médio e longo prazo e agir no curto para possíveis mudanças de direções, ou seja, é necessário se planejar. Nenhuma empresa pode iniciar um novo ciclo sem planejamento, mas não basta apenas planejar: é necessário fazer e agir. Talvez aí seja o diferencial do concorrente que está na sua frente, ele é o que chamamos no mercado de ‘fazedor’. Não um fazedor qualquer, ele planeja e faz, executa e não tem medo de desafios, o enfrenta todos os dias com unhas e dentes.

Quando digo que 2023 já acabou é verdade. Se você não planejou o marketing e todas as ferramentas de tecnologia para este novo ano você já iniciará o mesmo com 3 a 4 meses de atraso, no mínimo. Já comece a pensar em 2024, pois afirmo que 2023 para você será mais um ano de muita reclamação e pouca transpiração. Você não inicia uma corrida sem preparo e este preparo leva meses, ou até anos.

Em marketing e tecnologia, as decisões precisam ser tomadas muito rapidamente. Esperar o momento seguinte é deixar de perder uma oportunidade de uma trend ou algo inovador que daqui a seis meses ou menos não será mais novidade.

Por este motivo, no artigo “Você já escalou o Marketing para 2023” eu apresento uma estrutura mínima desejada para um departamento de marketing estratégico, tático e operacional que tenha um mínimo de profissionais com conhecimento técnico e preparo para desenvolver uma estratégia eficiente para seu negócio.

Não basta apenas ter ideias e ser criativo, é necessário estar estruturado. Caso contrário, o resultado não virá e você irá se frustrar, e eu vou escutar aquela frase que há mais de 24 anos ouço muito empresário dizer: Marketing é só jogar dinheiro fora, não dá resultado, é custo.

Marketing só irá se tornar investimento na sua empresa quando você perceber que não deve ser feito de qualquer forma e deve possuir uma estrutura mínima para resultado.

2023 já começou há muito tempo para muitas empresas e o marketing e a tecnologia são temas que já deveriam estar sendo tratados pensando no novo ciclo desde setembro/outubro.

Não começou ainda?

Sim você está atrasado, mas é sempre tempo de começar.

Para finalizar: não dá para deixar registrado o principal motivo da sua empresa existir, que é o seu cliente. Falamos muito sobre isso ao longo deste ano também. Seu propósito deve ser primeiro de atender e prestar o melhor serviço para o seu cliente. O lucro será uma consequência desta atitude.

Colocar o cliente no centro das atenções, entender que ele é o decisor de como deseja ser atendido, que você precisa enxergar cada um como único, é isso que vai lhe trazer o resultado esperado. Sem ele, meu amigo, sua empresa não existiria. Coloque o cliente no seu planejamento. Depois pense em buscar novos.

Que 2023 seja um ano fantástico para todos vocês e suas famílias, com muita alegria, saúde e felicidade.

Até ano que vem!

Sobre o autor

gabriel-pianaro-colunista

Gabriel Pianaro de Souza (@gabrieldesouzamkt) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Graduado em Marketing com mais de 24 anos de experiência, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head Of Marketing na Nexcore Conversas Conectadas, colunista do portal Massa News, Conselheiro no Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, Mentor do projeto Xperts Global Comunity – Comunidade global de especialistas em cultura de inovação, tecnologia, marketing, design e empreendedorismo e Consultor Sebrae no projeto UP Digital.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa