Placas de trânsito e Marketing

O que as placas de trânsito têm a ver com o marketing? Essa relação que eu quero trazer para esse início de 2023 após as férias é dizer que como você gestor, proprietário ou CEO de uma empresa se posiciona perante os negócios e ao mercado afeta a sua empresa.

marketing-placas-transito

O líder, gestor ou dono é aquele que dá o direcionamento de como a empresa se posiciona, são seus valores que são vistos e acompanhados pelos seus colaboradores. Mas é importante entender que isso não acontece na criação do conceito do negócio, mas também cuidando de sua imagem pessoal, que é parte da imagem do empreendimento.

A essência, o propósito de existência, a estratégia, a cultura empresarial e a identidade visual, e o branding pessoal do líder devem fazer parte da construção de uma marca. A forma como o dono se posiciona e como ele se comunica com o mercado e com os seus colaboradores afeta o resultado da empresa.

O empresário precisa entender que o marketing não é só da empresa, mas é dele também. Por isso, ele precisa que sua imagem esteja alinhada ao propósito da empresa e aos seus valores.

2023 é coisa do passado

Você já escalou o marketing para 2023

Quando um posicionamento é feito por parte do líder, respinga na imagem da empresa e vice-versa. Exemplo: vivemos um cenário político delicado e os líderes que se posicionaram de forma pública causaram impactos negativos por parte dos seus clientes e positivos por outra, e com certeza afetou o comprometimento do seu colaborador com os resultados da empresa.

Meu conselho: não se posicione, trate o tema de forma consciente, sem emoção e principalmente de forma democrática. Não que o tema não deva ser discutido ou conversado, ele precisa ser com respeito.

Por que a semelhança com regras de trânsito?

O caminho que vai escolher definirá o resultado da sua empresa, por isso, eu costumo ir pelo denominador comum: “não se posicionar sobre polêmicas”.

O posicionamento é um dos pilares mais importantes para a marca da sua empresa ou do seu pessoal. O mercado e as pessoas criam identificação com o seu produto ou serviço, é isso que dá resultado nas vendas e fidelização, por isso é importante prezar pela marca pessoal e empresarial.

Voltei em 2023 com tudo e durante todo o ano vamos conversar sobre os diversos temas de marketing e tecnologia.

Sobre o autor

gabriel-pianaro-colunista

Gabriel Pianaro de Souza (@gabrieldesouzamkt) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Graduado em Marketing com mais de 24 anos de experiência, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head Of Marketing na Nexcore Conversas Conectadas, colunista do portal Massa News, Conselheiro no Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, Mentor do projeto Xperts Global Comunity – Comunidade global de especialistas em cultura de inovação, tecnologia, marketing, design e empreendedorismo e Consultor Sebrae no projeto UP Digital.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.