Se você realiza alguma atividade técnica treinável, com certeza você será substituído em algum momento por um robô. É isso mesmo que você está lendo: trabalhos operacionais e técnicos treináveis serão substituídos em algum momento pela IA (Inteligência Artificial).
E não é exagero. Se você observar na história quantas profissões deixaram de existir em detrimento a tecnologia e novos processos, você irá com certeza rever seus conceitos. Ou você ainda utiliza de serviços de operador de mimeógrafo? Você é capaz nem de saber o que é essa profissão, então segue:
O mimeógrafo é o avô da impressora. E graças a ele, os educadores da época conseguiam imprimir provas e apostilas sem grandes dificuldades. Quer dizer, fazer cópia não era algo tão simples assim, tanto que havia uma profissão específica para isso: o operador de mimeógrafo. Fonte: UCEFF – Unidade Central de Educação Faem Faculdade
Como o operador de mimeógrafo, outras profissões já desapareceram do mercado e tantas outras ainda vão em detrimento a tecnologia, e a Inteligência Artificial aplicada em ferramentas como o ChatGPT tornarão a curto prazo dezenas de atividades sendo realizadas por robôs.
Repito, se você realiza alguma atividade treinável, tenha certeza de que ela será em breve substituída por uma IA.
Mas o que será de nós profissionais de marketing, já que muitas das nossas atividades são treináveis? Um exemplo prático é a criação de peças publicitárias, conteúdos e até a formatação de campanhas da Google Adwords.
Calma, nossa atividade e profissão não irão desaparecer. Em breve, os que hoje chamamos de especialistas deverão aprender a ser generalistas e ter mais tempo para pensar e elaborar estratégias mais humanas para as atividades de marketing. Não sei se você concorda, mas com a internet, muita coisa ficou repetitiva e robotizada. Dessa forma, vamos deixar a IA cuidar de algoritmos e vamos poder ter tempo para sermos mais criativos.
Uma coisa é certa, ainda será necessário que a Inteligência Artificial receba comandos para que ela entregue a peça publicitária de acordo com os objetivos. Da mesma forma a geração de conteúdo – surgirão em nossa área os Analistas de IA, que deverão estar preparados para dar os comandos corretos para a inteligência artificial. Não sei se você percebeu isso, mas em breve novas profissões surgirão.
E se você é daqueles céticos que não acha que isso ocorrerá a curto prazo e que você não será afetado, gostaria de lembrá-lo que disseram o mesmo da televisão, da internet e do streaming. Acredite: na década de 90 ninguém acreditaria que o celular iria vingar.
Até mesmo atividades cotidianas como compra e venda já ocorrem sem intervenção humana na ‘vida real’, fora do online, como a Amazon Go, nos EUA ou no Muffato Go, que está muito próximo de nós em Curitiba, capital do Paraná.
A tecnologia está chegando muito rápido ao Brasil. Se você não estiver preparado, precisa começar a sair do sofá, sentar-se à mesa, abrir seu notebook e começar a se atualizar, comprar livros a respeito do tema e repensar se a sua carreira pode sofrer mudanças a curto prazo com todas estas novas tecnologias que estão surgindo cada dia mais rápido.
Conexões permanecerão ocorrendo entre pessoas e o Networking, que hoje é uma ferramenta poderosa, se tornará essencial e um diferencial na vida de um profissional de marketing. Se você ainda não pratica, hora de mudar o seu mindset.
A humanidade está chegando em um novo momento e você precisará mudar e se adaptar, caso contrário ficará para trás. Marketing não se faz mais sem a tecnologia como principal aliada.
Sobre o autor
Gabriel Pianaro de Souza (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Graduado em Marketing com mais de 24 anos de experiência, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head of Marketing na Nexcore Conversas Conectadas.