Você já escalou o marketing para 2023

Pensei muito no que escrever esta semana e quero te ajudar a pensar em 2023 quando decidir estruturar a sua área de marketing. Muitas empresas cometem erros básicos por não compreenderem o papel de cada função e esperam por resultados extraordinários com equipes mal montadas.

time-marketing-ideal
Foto: Divulgação

Vamos pegar como exemplo as seleções da Copa do Mundo. Criticamos abertamente e claramente quando um técnico coloca um volante para armar jogadas, ou um zagueiro na lateral, entre outros exemplos.

No marketing ainda tem muito empresário contratando analista de marketing que seja design, social media, especialista em Google Adwords e que cuide dos eventos. Mas critica o técnico da seleção quando escala errado.

Estudar e compreender as áreas do marketing e o perfil do profissional para cada área do marketing é função do empreendedor e do gestor de marketing, que não pode admitir ter que contratar um profissional que jogue em todas as frentes. Mesmo que hoje se fale que precisamos ser multitarefas, não dá para esperar que o goleiro faça os gols do time, ou seja, não dá para esperar que o designer seja responsável pelo Google Adwords. As habilidades de cada um são diferentes, muito diferentes, e vai acontecer o que vejo muito no mercado: o marketing não funciona. Claro que não vai funcionar porque você escalou errado.

Abaixo vou descrever a estrutura marketing para empresas de pequeno e médio com faturamento até R$ 20 milhões/ano e que vai auxiliar na sua estratégia e o resultado virá. Qualquer coisa menos que isso você possivelmente cometerá erros graves.

Gerente de Marketing

O gerente de marketing é o profissional encarregado de liderar e definir a estratégia de marketing e comunicação, desenvolve estratégias com foco no aumento do resultado da empresa que pode ser aumento de vendas, gestão de marca, relacionamento com o mercado e deve acompanhar de perto todos os resultados comerciais e os indicadores estratégicos relacionados às duas áreas.

Ele também é responsável por uma área que 90% das empresas não enxergam que se chama endomarketing, que estrategicamente desenvolve um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.

Analista de Marketing

O analista de marketing é pela análise de estratégias, de ações com produtos e todos os resultados da empresa. Ele é o responsável por gerar todos os indicadores de marketing para o gestor. Entender e compreender o mercado da qual está inserido para colaborar com o gestor na definição dos caminhos a seguir. É uma função tática e operacional importante para o departamento.

Ele pode também estar à frente dos canais digitais e programar as estratégias para cada canal, mas ele não é responsável pela criação de conteúdos que serão publicados. Ele é responsável por brifar a estratégia para o analista de social media ou conteúdo e ao designer juntamente com o gestor.

Este analista precisa ter conhecimento multidisciplinar e atuar com campanhas off e online e ser o responsável pelo Google Adwords, se você não for um e-commerce. Atenção: a equipe de e-commerce é outra, não misture as coisas.

Analista de Conteúdo

Responsável pela criação de todo conteúdo interno e externo. Para redes sociais, sites, blog, folder. Precisa ter habilidade em compreender o negócio e o mercado em que está inserido para desenvolver as diversas linguagens e tons de voz que a empresa necessita na sua estratégia.

Design

Este é o detentor de todos os projetos de comunicação visual da empresa que vai desde a identidade de marca, que passa por logo e demais materiais que remetem à marca. Material off e online, ele é o responsável desde o panfleto ao banner principal do site. Função que não pode se misturar com outras pois o nível de criatividade e de rotina de criação é muito diferente de um analista de marketing, por este motivo não misture estas funções.

Assistente de Marketing

Este irá realizar pesquisas de mercado, apoiará o analista na construção dos indicadores, orçamentos e controle dos fornecedores e apresentações de marketing. Deve propor ideias de campanhas, promover os eventos, exposições e lançamento de produtos.

Terceirizar o marketing é a solução?

Este é um time básico para que o marketing de pequenas e médias empresas obtenham resultados extraordinários e para que o departamento não seja descriminado. Escale um time que se adeque às necessidades da empresa, não coloque seu atacante na defesa e nem seu defensor no ataque.

Claro, você pode terceirizar parte da equipe com agências e freelas, mas sempre analisando o contexto e o dia a dia da empresa. Mesmo na hora de terceirizar o departamento como um todo, você necessitará ter dentro de casa o ‘gestor’, pois o terceiro dificilmente conseguirá imergir 100% do seu negócio.

O gestor também irá avaliar as suas necessidades quando forem internas e pode ser diferente do citado acima, mas você precisa de um gestor que tenha as habilidades e conhecimento de mercado necessários para estas tomadas de decisão.

Fica um alerta, o e-commerce é outro departamento, não misture as coisas. Ele pode estar inserido no mesmo organograma sim, mas as capacidades e habilidades são diferentes da apresentada acima.

2023 já começou.

Top de Marketing ADVB/PR 2022

Este ano fui finalista do Top de Marketing 2022 no Paraná, prêmio oferecido pela ADVBPR.

À frente da Nexcore Conversas Conectadas, fui autor e o responsável pela reconstrução da sua marca. Desde o planejamento e a apresentação da nova marca com uma mudança de filosofia e reposicionamento da empresa, pensado em cada detalhe

Agradeço aqui ao Ricardo Zanlorenzi, Deivis Romeiro dos Santos e Myke David Mello pela oportunidade de liderar este projeto.

E agradeço a minha equipe Mayara Faria, Luana Martins e Naiara Soares sem vocês esse trabalho não teria sido incrível.

top-marketing-nexcore
Naira Soares, Marilia Santos, Deivis Santos, Gabriel Pianaro de Souza, Ricardo Zalorenzi, Keith Zanlorenzi e Luana Chaves

Sobre o autor

gabriel-pianaro-colunista

Gabriel Pianaro de Souza (@gabrieldesouzamkt) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Graduado em Marketing com mais de 24 anos de experiência, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head Of Marketing na Nexcore Conversas Conectadas, colunista do portal Massa News, Conselheiro no Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, Mentor do projeto Xperts Global Comunity – Comunidade global de especialistas em cultura de inovação, tecnologia, marketing, design e empreendedorismo e Consultor Sebrae no projeto UP Digital.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.