Por Giselle Suardi
Num mundo cada vez mais acelerado, as pessoas sempre conseguem encontrar mais e mais tarefas para fazer, e o que tudo isso pode estar ligado à Mulher-Maravilha? Tudo! Quando você, mulher, entende que não precisa dar conta de tudo, muita coisa se torna mais simples, pela simples mudança de pensamento de que você não precisa se ocupar tanto com tanta coisa.
Existe até uma nomenclatura: Síndrome da Mulher-Maravilha. Em tempos de Carnaval, é hora de tirar essa fantasia e saber que você não é de ferro, que não precisa ser perfeita, você também merece e precisa descansar. Os sintomas desta síndrome são parecidos com o estresse, porque a mulher tenta fazer diversas coisas ao mesmo tempo, se estressa e com isso surgem problemas de saúde, por exemplo.
Então, o que fazer para que isso não aconteça com você? O fato é que temos que reconhecer que estamos com esse pensamento de querer fazer tudo ao mesmo tempo, e acabamos deixando de lado a própria saúde mental em prol de algo ou alguém, e nessa hora a única pessoa que pode entender de fato o que está acontecendo é você, mulher.
Aproveite a fantasia de Mulher-Maravilha para curtir o Carnaval, mas deixe de lado a armadura para viver seu dia a dia. Você vai ser muito mais produtiva no seu trabalho se conseguir colocar-se em primeiro lugar, você vai conseguir cuidar dos seus filhos, por exemplo, dedicar um tempo somente para você, e você consegue, sim, fazer tantas outras coisas que deseja, olhando para você primeiro.
De acordo com a analista comportamental Tacyana Tavares, “temos que gerenciar nosso tempo e nossa energia com estratégia, seu dia pode vir com surpresas e desafios inesperados, então prepare-se para mudanças no seu planejamento, e assim você chegará ao final do dia sabendo que, independentemente do que ocorreu, naquele momento você fez a melhor escolha”. A melhor coisa a fazer é ter ferramentas que te ajudam nesta gestão de tempo e, com isso, você cria estratégias que irão te ajudar a dar conta do que precisa, mas sem exagerar e sem se cobrar demais.
Pense nisso, avalie quanto vale o seu tempo, reescreva sua rotina, você pode continuar se inspirando na Mulher-Maravilha, em certos momentos até se sentir como ela, mas nunca querer viver todos os dias com uma armadura.
Sobre a autora
Giselle Suardi (@gisellesuardi) é apresentadora, mentora e palestrante. Empreendedora há mais de 10 anos, também é especialista em Comunicação e Networking.