A Copa na data errada e na época certa

Normalmente, a Copa do Mundo é no meio do ano. Na edição do Catar, o calor mandou nas datas e a mudança é para que os jogos sejam em temperaturas mais suaves. Esta é a primeira vez na história das Copas que a data muda. Começa dia 20 de novembro e termina dia 18 de dezembro.

O clima de festa e do encontro dos povos é o mesmo. Porém, quem vai até o Catar precisa entrar na linha, pois o lugar tem regras um tanto quanto rígidas de comportamento.

Para os brasileiros que gostam de uma cerveja, a principal mudança é nos locais que são autorizados a consumir bebidas alcoólicas. É proibido vender e beber cerveja nos estádios e os locais para consumo da bebida tão popular entre os brasileiros só serão as chamadas Fifa Fan Festival, onde um copo de cerveja, daqueles com a logo da Copa vai custar R$ 73,00

Se este fosse o único problema, estaria tudo bem, tudo certo. Mas você sabia que demonstrações públicas de afeto, como abraços e beijos, mesmo entre héteros, é proibido? Sim, é a lei local tido como ato obsceno e pode dar multa e até prisão dos infratores. Os turistas terão uma leve flexibilidade, porém o Comitê está pedindo aos turistas que respeitem as regras locais.

As roupas usadas em locais públicos, fotos de pessoas numa aglomeração e outras menos complicadas, estão entre as coisas que os turistas precisam ficar atentos para não terem histórias bizarras para contar, além de torcer pelo seu país, na Copa mais “diferente” de todos os tempos.

Sobre o autor

Filho de radialista, Mauro Mueller (@mauromueller) começou sua carreira no rádio, aos 14 anos e já trabalhou nas principais emissoras de Curitiba e São Paulo. É músico, compositor, poeta, cronista e contista. Também é palhaço e ator. A sua relação com o jornalismo esportivo começou em 2001, quando coordenava a Rádio Transamérica de Curitiba e implantou um projeto inovador para o rádio esportivo. Está no Show de Bola desde sua estreia, em 2010.