Ford Ranger: saiba tudo sobre a nova geração da caminhonete

A nova Ford Ranger já roda pelo Brasil, mas seu lançamento será somente no mês de julho e as vendas começam no segundo semestre. Sua primeira aparição oficial para o público brasileiro foi durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), mas as pessoas só puderam conhecer a nova geração da caminhonete externamente.

nova-ford-ranger
Reprodução/YouTube

A Ronger 2024 é nova em tudo. Do modelo atual, que apesar de estar saindo de linha ainda é uma das melhores picapes do mercado, só vai levar o conceituado nome. Tem novo design, novo interior, novos equipamentos e a maior novidade é um novo motor 3.0 V6, que ainda não tinha na Ranger fabricada e vendida na América do Sul.

A Ranger é fabricada em General Pacheco, região de Buenos Aires, na Argentina, que recebeu investimentos milionários para produzir a Nova Ranger

Os testes da fábrica já começaram, em preparação para o seu lançamento nos mercados da América do Sul. A picape é totalmente nova, com processos de fabricação conectados 4.0, visando entregar um novo padrão de qualidade que surpreenderá os consumidores.

A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável.

Veja também:

Construída em uma área com mais de 1 milhão de metros quadrados, a planta compreende todas as etapas do processo de manufatura, incluindo estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além de uma unidade de motores e áreas administrativas.

Graças à incorporação de tecnologias de manufatura 4.0, Pacheco é agora uma planta digital com informações disponíveis em tempo real, desempenhando um papel fundamental para assegurar alta qualidade e produtividade.

Como parte da transformação da planta, a capacidade anual instalada foi ampliada em cerca de 70%, alcançando 110.000 veículos. A linha de montagem final é duas vezes e meia maior e conta com 2 quilômetros de novos transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio. A área de Estamparia recebeu uma nova linha de prensas de alta velocidade, quatro vezes mais rápida e com prensas com capacidade de até 2.500 toneladas – as anteriores chegavam a 1.200 t.

Na área de Carrocerias foram instalados 318 novos robôs inteligentes, que realizam 95% dos pontos de solda da carroceria automaticamente. Novos dispositivos geométricos garantem a aplicação da solda nos pontos exatos e também controlam a estabilidade dimensional da carroceria, com o auxílio de câmeras de alta precisão, capazes de detectar desvios da ordem de centésimos de milímetro.

Na área da Pintura, além da tecnologia de tinta com alto teor de sólidos, que oferece um acabamento de melhor qualidade e maior resistência, um novo armazém inteligente de sequenciamento de cabines, conectado com os fornecedores “just in time”, permite otimizar a produtividade da planta e a capacidade do setor.

As linhas de produção empregam mais de 1.000 câmeras e sensores, monitorados em tempo real, e usam inteligência artificial para garantir o altíssimo padrão de qualidade do produto final. Outras novidades incluem ainda um sistema automático de controle de ferramentas de torque, um sofisticado sistema de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da picape.

A ergonomia, segurança e saúde dos operadores mereceu atenção especial. Entre outras ações, foram instalados manipuladores e braços com gravidade zero para a movimentação de peças grandes e climatização inteligente. Os times receberam mais de 40.000 horas de treinamento para trabalhar com os novos sistemas.

Saiba tudo sobre a nova Ford Ranger:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.