Desenvolver ou aprimorar produtos e serviços é uma etapa bem mais segura quando se tem um público-alvo bem definido. Já parou para pensar se o produto ou serviço que você oferece é para um mercado de público inclusivo ou exclusivo? Me acompanhe!
Esta pergunta é decisiva para alinhar estratégias para atingir o consumidor, porque está relacionada ao público que você deseja que atravesse a ponte para conectar-se com você. E essa decisão de público tem a ver com gênero, classe social, gosto pessoal, grau de instrução, alinhamento de valores etc. que você deseja vender.
Quando você define estes pontos sobre seu público, você consegue determinar se o seu segmento é voltado para um mercado inclusivo ou exclusivo. E o que é cada um deles?
O mercado de público inclusivo é aquele que inclui uma boa fatia da sociedade neste consumo. É um mercado de massa, mais abrangente, e com isso você terá que desenvolver estratégias fortes para atrair todo este grupo. O propósito do seu empreendimento precisa estar bastante evidente para isso.
Agora, o mercado de público exclusivo é quando o produto ou serviço é destinado para um grupo específico de pessoas, algo menor e mais nichado, portanto utilizará estratégias para ter acesso a este grupo segmentado.
Este mercado está muito ligado à defesa de marcas a fim de promover uma inclusão social. E esta exclusividade com promoção social precisa estar conectada com o propósito da marca e, geralmente, com questões econômicas. Por exemplo, ninguém compra um relógio da Rolex com a finalidade de ter as horas mais precisas.
O comprará pelo sentimento de pertencimento a um grupo elitizado. Mas, certamente, o cliente costumeiro da Rolex não gostaria de ver seus apreciados relógios sendo vendidos a preços bem mais populares, porque o mercado exclusivo preza por não estar ao alcance de todos.
A definição de público-alvo de uma empresa pode acontecer a partir da análise de grupo de pessoas com características em comum, que podem ser idade, gênero, profissão, entre outros fatores mais gerais.
A persona, por sua vez, é a representação do cliente ideal da sua empresa, construída de forma humanizada e personalizada para o seu negócio.
Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais de seu cliente, a definição de persona busca compreender um pouco mais a fundo seus problemas, dúvidas e objetivos, educando-o até que ele esteja pronto para adquirir os seus produtos.
Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio e na formação do planejamento estratégico para as análises de resultados.
E o seu empreendimento? Está voltado para qual público? Pense nisso!
Sobre o autor
Oséias Gomes (@oseiasgomesoficial), fundador e CEO da franquia Odonto Excellence, que possui mais de 1270 unidades no Brasil e no Exterior. A cada 48 horas é inaugurada uma nova unidade. Por dia são realizadas mais de 10 mil consultas e 40 mil novos pacientes são atendidos por mês. Autor de dois best-seller: Gestão Fácil (2019) e Negócio Escalável (2022).