Sim, grávida não só pode como deve treinar! O treino para uma mulher grávida deve der elaborado como um treino para qualquer pessoa, levando em conta as particularidades e bom senso.
Exemplo: é coerente colocar uma grávida de 7 meses para fazer cadeira flexora? Ficará algo extremamente desconfortável. Isso eu também já faço com alguns alunos com sobrepeso, que tem dificuldade de encaixarem confortavelmente na mesa. Ou seja, ambos eu faço adaptações devido a uma melhor funcionalidade.
Treino de grávida é igual a treino de não grávida, que é igual a treino de quem tem hérnia, que é igual a treino de quem tem lesão, que é igual a treino de quem não está grávida e é 100% para qualquer exercício.
Veja também:
Se terá que fazer avaliação, conversar sobre e equalizar o treino para o momento, o protocolo será feito dentro da experiência de treinamento da grávida ou até mesmo se pode iniciar a vida de treinos após o início da gravidez. Tudo dependerá sempre de quem é a grávida e qual o parecer médico sobre — como deve ser feito com qualquer pessoa!
Enfim, a gravidez não é doença e nem impeditivo nenhum, pelo contrário. Se você, futura mamãe, tiver liberação para treinar terá uma qualidade gestacional e pós parto muito melhor. Além de melhor controle de suas funcionalidades e qualidade em relação ao bebê. Além de o pós parto ser muito melhor e mais eficiente no tocante a recuperação e até retorno do peso pré gravidez.
Sempre procure profissionais coerentes e atualizados para lhe acompanhar em qualquer momento da vida, inclusive na gestação.