Remédios que podem afetar de forma negativa a fertilidade

Eu acompanho centenas de mulheres e ensino um método natural de reconhecimento da fertilidade: as possibilidades de saber os períodos de fertilidade e infertilidade, decidindo quando evitar uma gestação e quando engravidar. Um caso comum visto nesses acompanhamentos é quanto os remédios usados (até mesmo sem receitas) afetam a fertilidade, suas observações de forma notória.

remedios-que-afetam-fertilidade
Reprodução/Freepik

Sinvastatina CM5, Advil, Vonau Flash, Ivermectina VMC, Alivium, Dipirona, Nevralgex. Você já usou alguns destes? Muitos aqui citados são comuns de uso diário, como a dipirona. Mulheres que sofrem com dor de cabeça tomam quase diariamente.

Alguns medicamentos alteram indiretamente o padrão de muco, mesmo que os efeitos possam variar de mulher para mulher. Alguns antidepressivos e tranquilizantes podem afetar os hormônios e atrasar a ovulação, mesmo que o momento de ovulação seu seja anunciado pelo seu padrão habitual.

Hormônios sintéticos, a pílula por exemplo, assim como os denominados hormônios naturais, também interferem nos níveis hormonais naturais e alteram o padrão de muco. Algumas mulheres têm seu padrão de muco afetados por anti-histamínicos. Antibióticos para doenças mais graves também irão observar uma mudança no seu padrão de muco.

Veja também:

Muitas dessas medicações são usadas por recomendação médica e é devido a esse uso necessário que muitas vezes é indicado o uso de contraceptivos hormonais, já que a chance de deixar o ciclo irregular é muito alto.

Eu tenho o objetivo, nessa publicação, em revelar para você que mesmo que seja usuária dessas medicações, ainda assim existe métodos naturais que serão compatíveis. Eles permitirão a utilização e observação dos seus períodos, como por exemplo o método de ovulação Billings, que ensino lá no meu perfil do Instagram @biasgranado.

Os contraceptivos hormonais (pílulas), não são compatíveis para utilizar o método natural e não se encaixa nessa situação já que o objetivo dele é a inibição da ovulação, ou seja, das fases do ciclo menstrual.

Te convido a ser conhecedora de você mesma e se tornar protagonista da sua fertilidade. Essa sim é uma experiencia que toda mulher deve viver.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.